Por: Luana Mattos
O que esperar de um filme estrelado por Daniel Radcliffe (Harry Potter) com a participação de Michael C. Hall (Dexter)? Mistério e tensão, certamente! E é isso que o filme “Versos de um Crime” traz.
O enredo se passa no início da década de 1940 e embora o filme envolva o misterioso assassinato de David Kammerer, fazendo de Allen Ginsberg, Jack Kerouac e William Burroughs os principais suspeitos, o que poderia ser mais uma trama policial está mais para “um daqueles filmes que nos fazem refletir, é uma descrição perfeita de seu tempo e que ainda assim soa incrivelmente atual” como disse Damon Wise, crítico do jornal estadunidense The Guardian.
O filme retrata não apenas a vida dos famosos poetas da geração que representou a única voz nos EUA a levantar-se contra o macartismo, política de intolerância, como também o seu cotidiano, suas inspirações e aspirações. Assim como a Jovem Guarda no Brasil, esses jovens escritores e poetas lutaram contra o regime político usando a arte da escrita, e retrataram em letras as injustiças da época.