Por: Luan Menezes
Alienista. Aquele que trata de alienados, pessoas que perderam suas identidade ou que vivem um estágio de presos a si próprios, em um estado que não são responsáveis por seus atos!
O novo drama da TNT percorre ambientes exuberantes e bem peculiares, um assassinato brutal, um trio de pessoas incríveis, pacientes, NY congelada no séc. XIX, roupas elegantes , um clima perfeito para esse seriado!
Sinopse:
O drama psicológico é ambientado em 1896 , quando uma série de assassinatos de garotas prostitutas tomou conta da cidade de Nova York. O recém-nomeado comissário de polícia Teddy Roosevelt chama o Dr. Laszlo Kreizler, um psicólogo criminal – também conhecido como alienista – e o ilustrador de jornal John Moore para conduzir a investigação em segredo. Juntando-se a eles na investigação está Sara Howard, a teimosa secretária do comissário de polícia, bem como os irmãos gêmeos judeus Marcus e Lucius Isaacson, ambos sargentos detetives do Departamento de Polícia de Nova York.
O show é muito original, desde o roteiro e narrativa, e isso já encanta logo nos primeiros episódios, a sede pelo desconhecido e pela loucura é muito interessante o que torna o drama quase um thriller psicológico. Se alguém estiver procurando a formula perfeita de uma drama meio policial com certeza tem isso no show. Baseada no romance de Caleb Carr, a série consegue se tornar a trama de um serial killer perfeito.
Século XIX, quando NY está em plena revolução política e industrial, é quase que maravilhoso o ambiente que a equipe conseguiu criar com esses dados. Dr. Laszlo um psicólogo/psiquiatra sem dúvida nenhuma é bem diferente com o que estamos acostumados a ver por aí, ele é um alienista contextualizando. Alienistas são as pessoas com doenças mentais que estavam, na verdade, presas dentro de si e não conseguiam ter suas próprias naturezas verdadeiras. Temos o comissário Theodore Roosevelt nossa cota policial nesse nosso drama. Para ele, as informações e subjeções que Laszlo faz sobre o assassinato são impossíveis, o que o deixa intrigado com o conhecimento que Laszlo tem sobre os crimes.
Claro que eu tinha que falar sobre Dakota Fanning! Seu personagem? Sara Howard, uma secretária da polícia que é atraída pelo desconhecido, assim como Laszlo, e que enfrenta a descriminação da época. E a sua referência do livro que deu origem à série é muito parecida. No livro, Sara decide ser uma mulher solteira, o que naquela época era motivo para ser julgada pelas pessoas. Suas habilidades são incríveis. Seu sonho? Se tornar a primeira policial feminina de Nova York. Ela enxerga no Dr. Laszlo e Moore a oportunidade de se destacar em meio a tudo que esta acontecendo.
Para finalizar a série consegue abordar assuntos pesados desde a prostituição infantil como a falta de reconhecimento das mulheres. Consegui perceber o potencial antes mesmo de o episódio piloto acabar, e a cada episódio que se passa vamos percebendo a identidade própria que o seriado está criando para cada um de seus personagens.
A série é exibida as segundas feiras nos EUA pelo canal TNT.
Assistam o trailer desse show incrível e não se esqueçam de contar o que acharam! Um grande abraço pessoal