“Se tem uma coisa que me irrita mais do que tudo é uma pessoa tirar uma foto minha sem me pedir ou ficar tentando me fotografar disfarçadamente. Isso é tão invasivo e eu me sinto tão vulnerável.”, Dakota Johnson na entrevista a British Vogue publicada em fevereiro de 2016
Jonathan Van Meter escreveu na entrevista que fez com Jennifer Lawrence para a Vogue US em agosto de 2013: “Num determinado momento uma mulher bem vestida e com ar sofisticado que estava com um grupo de pessoas sentada na mesa ao nosso lado vê Jennifer Lawrence, mexe na sua bolsa, saca seu telefone e começa a tirar várias fotos da Jen, sem pedir licença, como se ela tivesse registrando um passeio de férias ao Museu do Louvre. Jennifer implora: “Você pode parar de fotografar?” Lawrence resmunga baixinho. “Sim, isso foi muito agressivo”, eu digo. “Eu?”, pergunta Jen me olhando mortificada. Eu respondo: “Não, a mulher que está tirando fotos suas”. E Jen desabafa: “Eu estou realmente começando a me sentir como um macaco em um jardim zoológico.”
Um fã de verdade de Dakota Johnson não quer colocá-la em uma posição vulnerável, assim como um admirador de Jennifer Lawrence de jeito nenhum quer que ela se sinta como um macaco no zoológico, e, como as próprias atrizes admitiram, é isso que acontece quando alguém tira uma foto delas sem autorização.
Para Dakota e Jen já é difícil o suficiente sobreviver à perseguição que sofrem dos paparazzis. E contra eles as meninas e as celebridades em geral, não podem fazer nada, já que eles são protegidos pela lei nos EUA.
Mas como fãs nós temos a responsabilidade de poupá-las da nossa compulsão de tirar foto escondida, como fãs podemos e devemos respeitar o ser humano que tenta levar uma vida relativamente normal, mesmo tendo escolhido uma profissão que lhe dá visibilidade, como fã podemos não sacar o telefone e descaradamente tirar fotos de uma outra pessoa, como se ela fosse um quadro ou uma escultura exposta em um museu famoso.
Como fã admito que curto ver as fotos de quem admiro, mas lendo a declaração das meninas, fico cada vez mais irritada quando sei que as fotos foram tiradas “às escondidas”. Acho ótimo quando é uma foto que o fã pediu educadamente e a pessoa famosa concordou em aparecer. Ou, claro, eu mesma tiro mil fotos quando o evento é apropriado, como o tapete vermelho ou uma sessão de autógrafos, ou é um show, ou seja, quando o artista está posando para todas as fotos do mundo porque está promovendo seu trabalho.
Em outras situações é importante lembrarmos que encontrar Dakota Johnson no metrô em Nova York ou Jennifer Lawrence em um restaurante não nos dá o direito de fazer uma sessão de fotos delas deliberadamente.
Shailene Woodley também concorda, já que a própria atriz por várias vezes ofereceu aos fãs que lhe pediram uma foto trocá-la por um abraço ou mesmo um autógrafo. A foto que eu tirei com ela, por exemplo, foi com a devida autorização da atriz, em um evento, onde Shai estava posando para fotos com todos os presentes.
Respeitar a privacidade de seu ídolo é uma das melhores maneiras de expressar o seu amor de fã. Pense nisso e leve em consideração as palavras das meninas nas declarações acima, afinal quem ama de verdade, leva a sério o sentimento do outro e o fato é que Dakota e Jen não curtem mesmo que esta barreira seja ultrapassada sem o aval delas.