Por: Jessica Lopes
True Detective é uma antologia, ou seja, cada temporada (se houver outras) vai trazer um caso novo e personagens diferentes. Em sua 1ª Temporada, traz nada mais nada menos, que o atual ganhador do Oscar: Matthew McConaughey e Woody Harrelson (“Jogos Vorazes”) como os detetives do título.
A história acompanha a trajetória de Rust Cohle (McConaughey) e Martin Hart (Harrelson), dois detetives que, após 17 anos, têm de voltar ao Estado da Louisiana para servir de testemunhas em um bizarro caso de assassinato que foi reaberto.
Considerada por uma minoria uma série lenta, True Detective conseguiu arrancar surtos de grande parte dos seriadores de plantão. Com uma linguagem digna de cinema, ela surpreende logo nos três primeiros episódios.
Tamanho foi o sucesso, que teorias foram criadas e nos grupos de debate sobre séries não se falava de outra coisa. Para se ter uma ideia, nos EUA, a demanda para o episódio final foi tão grande que derrubou o serviço de streaming da HBO. Vejam abaixo a opinião de uma galera (mega conhecedora no assunto) sobre True Detective:
“Inicialmente pensei em desistir dessa série. Mas depois de algumas indicações, resolvi continuar. Ela atinge seu ápice, pelo menos na minha opinião, a partir do episódio 5. Mas tem gente que acha que ela já é superior desde o piloto. Na minha opinião, True Detective não era pra ser uma coisa de outro mundo, inovadora em relação à história do caso, mas sim algo inovador na exploração dos personagens, nos diálogos profundos que te fazem questionar várias coisas e na qualidade de um modo geral. Isso você vai percebendo ao longo dos episódios. Embora o caso realmente tenha sido interessante, atiçando a curiosidade de todos, criando expectativas e teorias diversas, a série, ao meu ver tem seu foco nos personagens, os “True Detectives”. Eu gostei bastante do final, dei 10 tanto por ele, quanto pelo conceito geral da série. Muita gente estava esperando um plot-twist e tal, queriam algo extraordinário na visão delas (e tiveram, ao meu ver). Mas na verdade, sinceramente, eu não estava esperando que outro cara fosse o assassino. Muitas críticas negativas ao final também foram publicadas, mas o que não tem críticas negativas, não é? Isso não significa necessariamente um ponto a menos pra série. Destaque para atuação excepcional de todos, principalmente do Matthew”. Dana Rodrigues – Parceira da VSA e ADM do Diário de Seriador (http://www.diariodeseriador.tv/)
“Nic Pizzolato, Cary Fukunaga, Matthew McConnaughey, Woody Harrelson, HBO. Junte tudo isso e temos a melhor estreia, série, minissérie, seja lá como você queira chamar de 2014. True Detective foi uma gratificante surpresa, que tive o prazer de devorar numa maratona louca de 7 horas vendo todos os episódios no ultimo fim de semana antes da season finale. Quando terminei, vendo o 8° episódio, estava completamente alterado. Havia acabado de presenciar uma obra-prima da TV atual. Fico triste que muitas pessoas esperavam plot twits malucos no ultimo episódio e o que nos foi entregue foi um final coerente, correto e pra mim, espetacular. O forte da série sempre foi a sua narrativa, o desenvolvimento dos personagens. E, para isso, a escolha dos atores principais foi a mais certeira possível. Matthew estava espetacular e não duvido nada que ele levará mais premiações nesse ano, alô Emmy! Woody também estava ótimo. Gosto de afirmar que vimos um filme dividido em 8 episódios. HBO, mais uma vez, se superando. Agora ficaremos ansiosos pela segunda temporada, onde já dizem que teremos protagonistas mulheres. Quais atrizes renomeadas poderiam estar nessa nova empreitada? “Não sei, mas espero que a série continue nesse nível altíssimo, aliás, tenho a plena certeza que continuará.” Edu Oliveira – Membro do Grupo VSA e ADM da página Cinemagens (https://www.facebook.com/cinemagens)
“Após o término de Breaking Bad achei que iria demorar um bom tempo até chegar uma série com aquele nível, mas estava eu enganado, não demorou muito até True Detective estrear na telinha. Com um pé atrás fiquei pensando ‘’Outra série policial?!’’ Fui assistir o piloto, e pela segunda vez me enganei… Me senti preso aos 00:59:42 do episódio, parecia mais um filme do que série. Enfim, depois de três ou quatro episódios, você se encontra viciado, começando aquela velha história que todos vocês conhecem: Você não assiste à série?Como assim? Assista!”. Eduardo Kadu – NewPoster do site VSA Oficial (http://vsa-oficial.com/)
“Um estudo sobre dois homens que são marcados por um caso que levou muito tempo de suas respectivas vidas. E mostrou que foi algo complexo, como um jogo psicológico onde os homens são confrontados com um jogo que corre o risco de consumi-los, tivemos introduções perfeitas sobre ambos. Rust é um niilista, um solitário e que descarrega declarações contundentes a respeito de seres humanos, religião, mundo e até Deus. E vale ressaltar que ele não tem mais ninguém, e consequentemente o faz ter uma visão mais “escura” sobre a vida. E temos o Marty que é completamente oposto do seu parceiro, que ainda tenta viver sob um “protecionismo”, boa imagem e etc. E mesmo assim, ele próprio no fundo não acredita mais nisso, porém, ele necessita disso! Pois ele é um cara bom que está perdido em conceitos sociais falsos aonde se encontra felicidade apenas no que você tem e não no que você quer. E de tão contrastantes se completam, ambos tem algo em comum: resolver casos, pegar assassinos, salvar suas vítimas e etc. E só para completar, ambos tiveram suas redenções, pois homens que lidam com mortes e todas as atrocidades possíveis da humanidade podem acabar se perdendo durante o caminho. E para finalizar, é a eterna batalha entre o bem e o mal, com uma frase final mais do que digna para série “Once there was only dark, you ask me, the light’s winning””. Luis Carlos – Membro do Grupo VSA (https://www.facebook.com/groups/vsa.face/)
Vocês ainda têm dúvidas de que True Detective é uma grande série? Dona de um roteiro impecável e cast afinado, ela tem tudo pra roubar a cena nas próximas premiações e tudo indica que será renovada (Só esperamos o anúncio oficial). Portanto, não percam a chance de assistir esta verdadeira obra prima da TV.
Bjs da Jess
@dricajlopes
Sem dúvida, a primeira temporada de True Detective era professora e com os avanços e reboques da segunda temporada nos deixou intrigado e ansioso para começar a 21 de Junho o mais rápido possível para ver que esses personagens nos oferecer trabalho, pode aprender mais em http://www.hbomax.tv/true-detective-2 o site oficial da série