Turistando em Toronto

Eu estava andando na rua, na região turística de Toronto, quando me deparei com um táxi parado, estava aberto e ligado e não tinha ninguém dentro. Tive que tirar uma fotografia, e alguns minutos se passaram, quando o motorista sai da mercearia em frente e me pergunta se preciso dos seus serviços. Eu digo que não e confesso que estou impressionada de ver que ele deixou seu carro aberto e ligado, conto que de onde vim (EUA e Brasil) não poderia fazer isso nunca. O simpático taxista sorriu e se despediu dizendo: você deve mudar para o Canadá.

Acho que este episódio resume bem o país seguro, organizado e o espirito do povo de Toronto, a metrópole do Canadá. Sim, o inverno por lá é rigoroso, mas no verão a temperatura é super agradável, o céu é azul e como na maioria das cidades onde o sol aparece apenas durante um determinado período do ano, todo mundo aproveita cada segundo da estação. Os restaurantes e bares estão lotados e as ruas animadas pelo Festival Internacional de Cinema e por turistas e moradores que fazem questão de curtir a vida ao ar livre.

Eu fiquei hospedada no centro da cidade, que tem um metrô tão funcional quanto o de Nova York, fácil de circular, e pegar táxi na rua, o comércio é excelente e não faltam opções para você fazer compra, comer bem e tomar um drink.

A Torre CN, o principal símbolo de Toronto, pode ser vista de diversos pontos da cidade. É a terceira maior torre do mundo e tem um visual espetacular. Nos fomos lá conferir e ainda aproveitamos para tomar um drink no bar que fica no penúltimo andar e tem um visual de tirar o fôlego. O programa custa em torno de 50 dólares canadenses (aproximadamente R$ 120), mas vale cada segundo.

Outro passeio imperdível é uma visita ao The Distillery Historic District, um shopping aberto com lojas, restaurantes e bares super transados. Isso sem contar com um mercado de frutas, verduras e legumes, e shows que acontecem nas ruelas reformadas da destilaria que produzia whisky e rum e foi uma das maiores do mundo. Um cantinho especial da bela Toronto que, sem dúvidas, vale a pena conhecer.

Mas meu programa predileto foi realmente andar pelas ruas limpas da cidade, e explorar a minha região predileta: Kensington Market, um bairro artístico, onde restaurantes e lojas são vintage, coloridos, alegres, tem musica, gente bonita e sem frescura para todos os lados. Frequentado por um público diverso, de várias nacionalidades, cores e amores, e o ponto de encontro favorito da galera descolada e da turma LGBTQ. Uma delicia passar uma tarde por lá.

Eu estive em Toronto há 30 anos com meus pais e tinha uma lembrança boa da cidade. Voltei agora por conta do TIFF (Festival Internacional de Cinema de Toronto), mas não só o festival como a cidade em si superaram todas as minhas expectativas. Tanto que pretendo fazer uma visita anual. Colocar o pé na estrada e explorar novos lugares ou mesmo revisitar cidades e países depois de muitos anos, faz bem a nossa alma, não só por aprendermos mais sobre uma outra cultura, como uma viagem nos permite aprendermos mais sobre nós mesmos.

Toronto fica a apenas 1h30min de avião de NY, e apesar da estrutura das cidades serem semelhantes, são mundos completamente diferentes que valem a pena serem explorados. Fica a dica! Especialmente para os cinéfilos e profissionais de entretenimento que sempre sonharam em participar do TIFF.

Neste post conto os detalhes da minha experiência pela primeira vez no festival, confiram:

http://www.hollywoodeaqui.com/morar-na-cali/toronto-international-film-festival/

Espero encontrá-los ano que vem por lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *