Por: Iago Braga
Na essência, ambos os programas seguem a mesma linha: dois seriados “caça-talentos” para encontrar uma voz que se diferencie e se destaque no meio de tantas outras. Mas, como disso todos sabemos, vamos às diferenças.
Por ter vivido em Los Angeles, tive a oportunidade de participar da audiência dos dois shows, acompanhado de uma amiga, Lorena. Como sou team THE X FACTOR, para deixar a matéria mais justa, convidei Lorena para me ajudar a listar as diferenças práticas de cada programa, com os seus prós e contras. Lembrando que opiniões podem variar, mas essa é a nossa.
Primeiramente as audições, que é um dos fatores que mais diferenciam os programas, pois a equipe do THE X FACTOR vai a diferentes cidades dos Estados Unidos e qualquer um pode participar. Sendo péssimo ou bom cantor. É claro que eles passam por uma pré-seleção antes de serem enviados ao palco principal, mas uma vez lá, o futuro está nas mãos dos jurados. O candidato deve receber 3 votos positivos para passar para a próxima etapa da competição. Já no THE VOICE, os candidatos devem primeiramente enviar um DVD à produção, que irá analisar e aprovar (ou reprovar) o cantor a passar para as audições às cegas. Nem todo mundo tem sua chance de audição, e eles não viajam pelo país. Os selecionados devem viajar para Los Angeles. E basta um jurado virar a cadeira para o candidato ser direcionado para a próxima etapa da competição. (Na minha opinião, ponto ao THE X FACTOR)
Os formatos dos programas são bem diferentes, o que não me deixa numa situação confortável para julgá-los e dizer qual o melhor.
Já os prêmios para quem ganhar as competições são bem diferentes: quem ganha o THE VOICE leva um contrato com a Universal Music de 100 mil dólares. Já para no THE X FACTOR, o prêmio é de 5 milhões de dólares, e um contrato com a gravadora do Simon Cowell (um dos jurados), a Syco, que tem parceria com a Sony Music. (Mais uma vez, ponto ao THE X FACTOR). Sem contar que até os eliminados da série THE X FACTOR têm a esperança de conseguir um contrato e fazer sucesso, assim como aconteceu com One Direction, Emblem 3, Fifth Harmony e outros sucessos.
Agora indo ao que realmente interessa ao público. Como tudo funciona nos bastidores? Como os programas são gravados? O que realmente acontece por trás das câmeras?
Bem, estes são os pontos mais importantes, pois quem visita os estúdios com certeza sente a diferença não só entre a organização dos programas, como também do profissionalismo e investimento. Para conseguir um ingresso do THE VOICE, se você está visitando L.A. e gostaria de assistir às gravações, basta se inscrever no site www.1iota.com, um site que dá ingressos para diversos programas de TV. Muito simples de conseguir. Para conseguir um ingresso do THE X FACTOR, você deve entrar numa fila de espera no site www.on-camera-audiences.com, muito antes da gravação do show. O que torna a visita aos estúdios do reality muito mais difícil, ainda mais quando algum artista grande como Taylor Swift, Selena Gomez ou One Direction se apresentam no show. (Ponto ao THE VOICE)
Uma vez com os ingressos, o THE X FACTOR acontece nos estúdios da CBS, com fácil acesso. Eles possuem sala de espera para o show e, se marcado às 5 horas da tarde, tenha certeza que o show será pontual. Já o THE VOICE acontecia nos estúdios da Sony Pictures, um estúdio de difícil acesso (parece que agora é gravado na Universal, o que faz mais sentido). O show marcado para as 10 da manhã teve início da gravação às 13h, o que deixou todos espectadores famintos e sem paciência, já que para estar no show das dez, você deve chegar às oito, e acordas às seis devido a distância do local.
A maior diferença entre os shows está aqui. Em nenhum dos estúdios é permitida a entrada de celulares. No THE VOICE, quem leva celular não entra (eles chegam a pedir pra você deixar aparelhos eletrônicos em casa, e se levar, os organizadores aconselham você a esconder seu celular no estacionamento, e não se responsabilizam por roubos. Isso mesmo. Esconder seu celular.). No THE X FACTOR eles possuem um sistema de organização onde você deixa seu celular na entrada, eles te entregam uma ficha numerada, e no final do show você consegue pegar seu aparelho tranquilamente. (Novamente, THE X FACTOR ganha um ponto)
Dentro dos estúdios, THE VOICE é bem pequeno, o que te faz ficar mais perto dos jurados e competidores, já o X FACTOR possui um estúdio maior, com palco mais elaborado e maior capacidade de público. O THE X FACTOR possui animador de plateia para deixar todos bem animados para o show, já o THE VOICE não. (Por questão de opiniões que podem variar neste quesito, não irei dar pontos a nenhum dos programas)
Durante o show, o THE X FACTOR faz suas pausas somente durante os intervalos comerciais, e possui um show bem animado, com grande quantidade de energia e apresentações por bloco. Já no THE VOICE, você tem que ficar quietinho no seu lugar, quase mudo, e eles fazem uma pausa a cada apresentação, o que cansa bastante a plateia e o que prejudica você um pouco, pois somos capazes de assistir apenas a umas 5 performances de canditatos, que nem temos certeza que irão pro ar, eles escolhem apenas as melhores apresentações para serem exibidas na edição final do programa. (me desculpe THE VOICE, mas ponto para o THE X FACTOR)
Sem contar que as entrevistas com os jurados do THE VOICE, onde eles opinam sobre os candidatos separadamente, também são gravadas no meio das apresentações no estúdio, o que deixa tudo ainda mais cansativo (se possível), pois não somos capazes de ouvir, já que cada um vai para o seu canto e grava diretamente para a câmera, sem um microfone para o público. Pausa para maquiagem, para lanche, para ajustar o cabelo e para ir aos bastidores também valem no THE VOICE para os jurados. Você abre mão de um dia inteiro, de seis às seis, para assistir à poucas performances e ficar esperando infinitamente.
Opiniões e opiniões, mas as performances do THE X FACTOR são mais elaboradas e contam com maior número de efeitos, e você ainda tem a chance de conhecer seus ídolos (como eu tive), e gritar MUITO para eles.
Na minha contagem, o THE X FACTOR tem mais pontos positivos em comparação ao The Voice, e pessoalmente acho o show muito melhor (o que é meio suspeito, já que desde o começo falei que sou team X Factor). Tentei deixar opiniões pessoais de lado e ver de um ponto de vista geral as duas séries, mas ainda sim, X FACTOR possui uma vantajosa liderança em comparação ao seu rival.
Mas o seu ponto de vista como espectador também é importante e conta muito. Concorda comigo ou não? Qual o seu favorito? THE X FACTOR ou THE VOICE? Deixe sua opinião para nós.
Bom saber:
Os ingressos para assistir aos programas The X Factor e The Voice são gratuitos. Se você estiver por Los Angeles na época das gravações e quiser participar da plateia destes campeões de bilheteria, basta se inscrever nos sites abaixo:
The X Factor:
http://on-camera-audiences.
The Voice
http://1iota.com/Show/178/NBC-
É proibido o uso de telefone celular (como o Iago já contou anteriormente) ou câmera dentro dos estúdios durante as gravações.
Pena que a audiência não leva isso em conta, né? :/ Eu, particularmente, acho o The Voice mais organizado, rígido e técnico. O The X Factor é mais despojado e tem uma exibição ágil, de certa forma. Entre os dois, prefiro o X Factor.