Alguém aí preparado pra se despedir de “The Marvelous Mrs. Maisel”? Confesso que meu coração apertou ao chegar no painel da série no PaleyFest, que contou com a presença da criadora, produtora e diretora, Amy Sherman-Palladino, do produtor/diretor, Danny Palladino, e do elenco, Rachel Brosnahan (Miriam “Midge” Maisel) Alex Borstein (Susie Myerson), Michael Zegen (Joel Maisel), Tony Shalhoub (Abe Weissman) e Caroline Aaron (Shirley Maisel).
O clima no Dolby Theater, onde acontece o evento (e a cerimônia do Oscar!), no coração de Hollywood, era de saudade e, ao mesmo tempo, muito entusiasmo por termos a oportunidade de dizer adeus, decentemente, tanto aos personagens na tela, como aos atores, pessoalmente. Porque a pior sensação para o fã de uma série é quando ela é cancelada de surpresa. Nada mais justo do que sabermos que aquele seriado que acompanhamos há anos vai chegar ao fim com o final que merece. Ainda assim, como a própria Rachel disse, deixa um gosto de doce amargo na boca, “a gente está trabalhando juntos há anos, nos conhecemos tão bem, esse projeto é tão maravilhoso, tão bem escrito, dirigido. Essa personagem mudou a minha vida, então, é claro que fico ansiosa só de imaginar o que vou fazer daqui pra frente, porque não é mesmo todo dia que a gente tem uma oportunidade profissional incrível como ‘The Marvelous Mrs. Maisel’. Ao mesmo tempo, tô feliz com o final, espero que todos gostem da última temporada, como a gente curtiu”.
Tony Shalhoub, que no seriado interpreta o pai de Midge, personagem de Rachel, complementa, “sinceramente, o texto é tão excepcional, assim como a produção. Eu confesso que não sei se vou encontrar um projeto que me encante tanto quanto esse trabalho. A Amy e o Danny (Palladino), realmente, superaram todas as nossas expectativas e, mais, escreveram roteiros tão perfeitos que nos incentivaram a sermos melhores atores. Isso é muito raro”.
Amy agradeceu e devolveu o elogio, “gente, a verdade é que não adianta nada escrevermos um texto perfeito, que a gente se orgulhe, se não tivermos atores comprometidos e talentosos, como esse elenco. A gente tinha confiança neles e isso também nos fez roteiristas melhores e mais criativos”.
Danny concorda, “com certeza. Eu e Amy já tivemos experiências bem diferentes dessa, quando estávamos super orgulhosos dos nossos scripts, que viravam uma tortura na mão de determinadas pessoas (atores). O que aconteceu foi um encontro perfeito, onde todos trabalharam e se dedicaram muito. Essa série não é fácil de ser produzida. Foram muitos eventos, números musicais, os monólogos eram gigantes, foram muitas longas horas no set, mas todo mundo trabalhava muito e feliz, inclusive nossa equipe, que era fantástica. O que vocês assistem é o resultado desse exaustivo, mas prazeroso, trabalho coletivo”.
Michael Zegen, que interpreta Joel Maisel, complementa dizendo que esse clima de camaradagem e admiração pelos produtores e companheiros de elenco e equipe é o grande segredo do sucesso desse seriado, “todo mundo se ajudava, chegava preparado, somos fãs uns dos outros, por isso, temos prazer e queremos fazer melhor que esperam da gente. Meu personagem aprontou muito e não foi legal muitas vezes, mas sua trajetória me ensinou muita coisa, acho que aos fãs também. O arco foi perfeito, como essa série que vai deixar tantas saudades na gente como no público. Inesquecível”.
Alex Borstein aproveita pra agradecer a todos pelo carinho com sua personagem Susie Myerson, ao longo do anos, e falar também um pouco sobre sua participação na série, “foi um daqueles trabalhos divisor de águas na minha carreira. Um presente da Amy e do Danny, não só pelo texto, como por esse elenco. A gente já terminou de gravar faz um tempo, mas como estamos nos encontrando ainda para os eventos de divulgação, como hoje, acho que ainda não caiu a minha ficha que chegamos ao fim. Mas, aqui, agora, falando com vocês, o coração já aperta de saudades, especialmente, dos fãs que sempre amaram a Susie tanto quanto eu. Fico até emocionada”.
E pra enxugar as lágrimas, nada como Caroline Aaron, que interpreta a hilária Shirley Maisel, dizendo que de uma coisa ela não vai sentir tantas saudades, “o figurino é lindo, aliás, mais perfeito impossível. Define a época. Mas são muitas camadas de roupa para que os vestidos fiquem armados. Depois que colocamos tudo, não podemos mais nem pensar em beber água, porque não dá pra ir ao banheiro. Acho que as muitas camadas não vão fazer tanta falta”, diz às gargalhadas.
Para encerrar com chave de ouro, Amy responde a pergunta de uma fã sobre o que mais se orgulha em ‘The Marvelous Mrs. Maisel’, “sinceramente, o que mais gosto na série é a amizade de Midge e Susie. Duas mulheres que superaram desafios e momentos difíceis em suas jornadas juntas. Se ajudaram. É o sinônimo de parceira. Nada mais importante na vida do que ter uma pessoa que você sabe que realmente pode contar no seu melhor e pior. As duas representam essa parceria, elas têm essa relação de cumplicidade. Tenho muito orgulho delas e dessas duas atrizes que fizeram um trabalho perfeito. E sou muito feliz por poder terminar a série como eu gostaria também. Encerramos esse ciclo realizados, em todos os aspectos. Obrigada a todos vocês que nos acompanhar até aqui”.
Os fãs aplaudiram de pé e saímos do teatro ainda mais ansiosos para assistir a última temporada que estreia dia 14 de abril na Amazon Prime. Aí sim nosso ciclo também vai ser encerrado com chave de ouro.