Geralmente na coluna “Troca de Figurinha” compartilho a minha experiência de morar nos EUA há 7 anos. Tive a oportunidade de responder várias perguntas dos leitores sobre intercâmbio, dicas de cursos, sugestões de moradia, transporte, alimentação e dividir as dores e delícias do dia a dia da minha vida em LA e NY.
Esta edição será um pouquinho diferente, inspirada pelos documentários “OJ: Made In America” e a “13ª Emenda” indicados ao Oscar 2017 e pelo excelente filme iraniano, “O Apartamento”, também indicado ao Oscar na categoria Melhor Filme Estrangeiro, conto um pouco para vocês sobre a segregação racial nos EUA, como LA é uma cidade partida, quão importante é pesquisar sobre o país e a cidade que você sonha em morar antes de fazer uma revolução na sua vida. Além disso, falo o que aprendi sobre os EUA assistindo as obras de arte, destacadas neste post.
Por fim, ouvimos muitas críticas negativas sobre o Brasil, mas é bom lembrar que lugar nenhum no mundo é perfeito, e os EUA não é necessariamente o paraíso que vemos nos filmes, seriados e revistas. O importante na nossa jornada é identificarmos como podemos ajudar, o que podemos fazer para melhorar a vida da nossa comunidade, e assim contribuir ao máximo, com amor e atitudes positivas, para construir um mundo menos desigual.
Confiram:
OJ: Made In America
Noventa milhões de pessoas viram O.J. Simpson, lendário running back da NFL nas décadas de 1960 e 1970, fazer a corrida de sua vida. No entanto, não foi vestindo o uniforme da Universidade de Southern California (USC) ou do Buffalo Bills, muito menos em um campo de futebol americano: foi dentro de um Ford Bronco branco, fugindo da polícia nas estradas californianas após ser formalmente acusado de assassinar sua ex-mulher, Nicole Brown Simpson. A vida de O.J. dentro e fora dos gramados, o caso criminal em que se envolveu e a vida que se seguiu são os temas da série-documentário “O.J.: Made in America”, que estreia na ESPN e no WatchESPN na segunda-feira 4 de julho.
A 13ª Emenda
Trailer:
Documentário que discute a décima terceira emenda à Constituição dos Estados Unidos – “Não haverá, nos Estados Unidos ou em qualquer lugar sujeito a sua jurisdição, nem escravidão, nem trabalhos forçados, salvo como punição de um crime pelo qual o réu tenha sido devidamente condenado” – e seu terrível impacto na vida dos afro-americanos.
O Apartamento
Novo filme de Asghar Farhadi, o mesmo diretor de “A Separação”, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. “O Apartamento”, consagrado no Festival de Cannes com os Prêmios de Melhor Roteiro e Melhor Ator, conta a história de um jovem casal que, devido a riscos de desabamento do prédio onde mora, é forçado a mudar para um novo apartamento no centro de Teerã. Mas um grave incidente ligado à inquilina anterior vai transformar drasticamente a sua vida.