J.K Rowling não só contribuiu para o mundo escrevendo um dos maiores clássicos da literatura infantil, a série Harry Potter, omo também com a fundação da Lumos, sua ONG, que ajuda crianças órfas de todas as partes do globo. Você pode conhecer e ajudar este projeto incrível.
Assista ao video e deixe suas sugestões, dicas ou mesmo a sua opinião sobre o assunto nos comentários deste post e concorra a um exemplar dos livros: “Animais Fantásticos e Onde Habitam” e “Quadribol Através dos Séculos”.
Para mais informações sobre a Lumos, confira a entrevista que nossa colaboradora Luana Mattos fez com a diretora da ONG, braço direito de JK Rowling:
Agradecimentos especiais:
À editora Rocco pela doação dos livros
À nossa colaboradora Luana Mattos que foi o responsável pelo contato com a editora.
A participação será finalizada à 00:00h do dia28/11 e o sorteio será feito dia 29/11 (será divulgado no Twitter da Claudinha – @claudiaciuffo). Vamos considerar um comentário por leitor.
Uma ideia boa para essas crianças e levar as crianças para passarem um tempo com crianças que vivem com os pais e conversarem com algumas pessoas que ja passaram por orfanatos para aconcelhalos e lhes derem felicidade.
Ler é a melhor forma de viajar para mundos inimagináveis onde o amor é a união de tudo!!!
A noite pode ser mais bela que o dia, mas isso vai depender dos olhos que a observar! E a capacidade de amar tmb sera diferente de acordo com quem amar. Nao duvido que nao sejamos capazes de realizar todos nossos sonhos… apenas precisamos olhar por outro ângulo ou olhos. Somos humanos! E somos o que sonhamos ser… ler é sempre a melhor saída. Podemos viajar! Conhecer pessoas e aflorar a mente e o desconhecido. E até achar a cura para depressai! Os livros sempre serao os melhores companheiros, pois eles sempre irao te dizer o que vc precisa ouvir. leia!
Vídeo maravilhoso,realmente a falta de amor e carinho pode trazer consequências muitas vezes irreversíveis na vida de uma criança. Parabéns à Fundação pela iniciativa,pelo trabalho e respeito que tem com essas crianças.
Com certeza que todas as crianças merecem amor e atenção que uma forma única infelizmente o sistema de adoção não tem condições de oferecer isso, esse projeto é uma grande iniciativa pois sancionará uma grande solução pois a maioria dos pais que deixam seus filhos em lares adotivos é devido a falta de recurso para criar os mesmo e para que não passem necessidade buscam os orfanatos como uma saída.
Os assuntos tratados são delicado.
Parece que há um “acordo” da sociedade de não comentar a cerca de, a menos – claro – que ele surja numa reportagem, novela ou algo do tipo.
E dura menos que um piscar de olhos.
Tratando de um ponto abordado..
Durante um tempo, minha mãe queria adotar uma criança, mas meu pai nunca deu apoio (pelo menos que eu saiba) para ideia. O assunto sempre estava lá.
Meu acabou por falecer, minha mãe adoentou e a ideia minguou.
A vontade de adotar que minha mãe tinha plantou em mim a semente.
Ela ainda germina por aqui.
Espero ter maturidade para levar em frente minha decisão.
Crianças que passam por situações e abandono ou separação de seus pais, sofrem com a adaptação e a reorganização psicológica. O contato com crianças com mesma base familiar e o auxílio de profissionais da mente, são indispensáveis para a formação, mas além disso, o contato com a literatura é uma fonte incrível para fugir da realidade e fluir no universo da imaginação, apoiar-se a alicerces culturais, é uma ótima forma para suprir momentos de angústia ou tristeza.
Ainda hoje, um dos maiores problemas da nossa sociedade é o abandono infantil. Esse problema sempre existiu e até os dias atuais não se apresentou uma solução concreta para ele. Desde a época colonial, crianças eram largadas no meio das ruas e em praças.O abandono era a solução encontrada por mulheres que engravidaram não estando devidamente casadas, a moral da época só aceitava a gravidez depois do casamento. Ainda nos dias de hoje milhares de crianças sofrem variadas formas de abandono e privações, sendo a principal delas, a do convívio saudável no seio familiar. Apesar de termos leis que garantam sua proteção, como é o caso do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), ainda não se constitui solução para essa situação. Mas, por que logo as crianças? Geralmente, o abandono vem por variados motivos, dentre eles a falta de condições financeiras, fazendo com que estas acabem por morar nas ruas das cidades, para conseguir dinheiro e tentar sobreviver sendo assim expostas a frio,fome, e, o pior de tudo, a violências físicas e sexuais. Até quando será assim? As crianças são consideradas a salvação da humanidade, portanto espera-se que elas se tornem adultos dignos, de caráteres e respeitados. Mas elas, por conta do abandono, podem tornar-se pessoas sem princípios e valores invertidos. Quando uma criança é afastada da família pode ter a sua saúde psicológica comprometida, apresentando problemas, como por exemplo, tornar-se uma pessoa revoltada com a sua vida e com a sociedade, entrando facilmente no mundo das drogas e da violência, ficando assim, de uma vez por todas afastadas do convívio social saudável. Graças a Deus nesse mundo ainda encontramos pessoas de bom coração e instituições que acolhem essas crianças, dando- lhes, alimentação e educação enfim, um lar. As crianças que são seres frágeis e indefesos, merecem carinho e atenção, para crescerem de maneira saudável e socialmente integrada.
Me emocionei muito com o vídeo, sei o quando é triste ver uma criança sendo deixa pelos pais, sem dúvida essas crianças precisam de apoio. Acredito que tem muitas famílias boas querendo adotar uma criança, mais os processos pra adoção são muito demorados, é preciso mudar isso. É preciso ter dentro dos orfanatos, amor, acolhimento, respeito e principalmente exemplos de crianças que foram adotadas e até hoje são felizes com suas famílias adotivas. A leitura também transformar, ajudando elas a compreender que o mundo não é só ruim, e a imaginação vai muito além do que pensavam.
Acredito que o maior problema nos orfanatos é suprir a atenção e carinho de todas as crianças que lá habitam. Essas crianças precisam ter uma vida com qualidade pois vai refletir no futuro delas. Acredito que temos duas opções nesse caso: A primeira seria arrecadar dinheiro e doações para poder ser usadas em prol da vida dessas crianças. Como? Oferecendo saúde, educação e lazer, tudo isso com boa qualidade. A segunda opção é usar esse dinheiro dando apoio pra essas famílias, claro, temos o Bolsa Família com função similar, mas podemos ensinar essas pessoas a importância e finalidade desse projeto social, e instruí-los a usar. Há também a possibilidade da criação de outros órgãos para auxiliar na redistribuição de renda (motivo pelo qual muitas famílias pobres abandonam seus filhos).
Muitos fatores levam uma pessoa a abandonar seus filhos, as vezes falta de preparo emocional, não planejamento da chegada de um filho, por falta de condições… enfim, são muitas as causa, mas o que eu acredito que seja o objetivo é dar uma melhor chance de vida para aquelas crianças, muitos pais não tem condições algumas de cuidar de seus filhos, pais que vive em condições lamentáveis até mesmo nas ruas, e deixa seus filhos em orfanatos para que eles possam encontrar uma família e ter uma vida melhor. Em geral acredito que esse seja o motivo, mas acontece que além da demanda de crianças ser muita pra poucas para esses orfanatos, ongs, fundações… o sistema, ainda, infelizmente é falho e o apoio do governo por mais que as vezes esteja presente é pouco. Essas crianças devem passar por um tratamento e acompanhamento para que elas possam ao menos ter uma luz de entendimento. É complicado explicar o porque dessa situação esta ocorrendo com ela, é uma criança, um ser humano sendo formado um mundo novo sendo descoberto, e ela acaba se deparando com essa situação “estranha” onde ela convive com várias pessoas, mas nenhuma delas é sua família de fato, por mais que cm o tempo, ali vire uma família, não é o suficiente para suprir as necessidades dessa criança, levando em consideração que tal orfanato esteja em condições boas. Pois na nem sempre isso ocorre, muitos lugares que deveriam acolher com carinho e passar segurança, na vdd as condições são precárias, profissonais não habilitados, indiferença… e em vez de ajudar essas crianças, elas acabam crescendo em meio a ” confusões ” e sendo moldadas sem o fundamental que é o amor, carinho.. que é necessário. E o futuro delas as vezes acaba não sendo muito ” legal”… um bom incetivo paras essas crianças de fato é a leitura, sejam elas crianças que estejam em uma instituição boa ou não. São crianças, precisam de imaginação, de viajar para fora daquela situação, precisam de esperança, e a leitura proporciona isso. Livros além de grandes educadores são proporcionadores de esperança e sonhos. E sua leitura deve ser incentivada para esses crianças e para crianças do mundo inteiro (e não só crianças tbm). Nada como carinho, proteção, amor e bons livros pra uma formação de um ser humano cheio de esperança e sonhos.