Hoje faz 1 ano que foi aprovada a lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo nos EUA. Contraditório e triste lembrar que fazem apenas 2 semanas que houve o maior massacre da história do país, desde o 11 de Setembro, numa boate gay em Orlando. Mas episódios que cortam nosso coração e mostram como a sociedade e retrógrada só nos dão forças para continuar a batalha pelo fim do bullying, das agressões, do preconceito dos e assassinatos de membros da comunidade LGBT .
Não vamos desistir e nos calar, e não poderia ter sido lançado num melhor momento o documentário “Political Animals” que acompanha a trajetória de Sheila Kuehl, Carole Migden, Jackie Goldberg and Christine Kehoe, as primeiras lésbicas, fora do armário, que foram senadoras na Califórnia, e lutaram pelos direitos civis da comunidade LGBT.
O filme mostra como elas foram agredidas verbalmente e moralmente por outros membros do governo que usavam a Bíblia e a religião para votar contra as medidas que elas propunham em prol dos casais gays desde o meado dos anos 80. Apesar de todo o preconceito e das muitas portas que se fechavam, elas não desistiram e conquistaram muitos benefícios para os casais de mesmo sexo que viviam juntos, inclusive para elas próprias, e suas parceiras.
Assisti ao documentário no LA Film Festival no início do mês. Me emocionei profundamente e me inspirei com a força dessas quatro mulheres que deram o pontapé inicial na mudança das leis que culminaram com a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo ano passado, em todos os estados dos EUA.
Nada mais justo do que hoje, nesta data que celebrarmos esta conquista e ao mesmo tempo relembrarmos as vítimas do atentado em Orlando, a gente faça uma homenagem a Sheila, Carole, Jackie e Christiane, que merecem ser conhecidas pelo mundo afora, não só pela comunidade LGBT, mas por todos que acreditam na igualdade dos diretos e na importância de incentivar as pessoas a serem quem elas são, porque aconteça o que acontecer, nós não podemos deixar de acreditar nunca que o amor sempre vai vencer.
Não deixem de conferir este documentário fantástico, dirigido por Jonah Markowitz e co-dirigido por Tracy Wares, que ganhou tanto o prêmio de melhor documentário escolhido pelos Jurados, como o prêmio escolhido pela audiência, no LA Film Festival. Seja qual for a causa pela qual vocês lutam, a força dessa guerreiras vai surpreender vocês e dar um gás extra para vocês seguirem firmes em suas jornadas.
Relembre com a gente a festa nos EUA quando foi anunciada a lei que aprovou o casamento entre pessoas do mesmo sexo: