Pé na estrada no Vale do Silício: Um mergulho tecnológico em uma tour na sede da Apple

Vocês sabiam que a matriz da Apple, no Vale do Silício, é em formato de nave espacial e que a empresa fez um buraco no chão para que a estrutura ficasse abaixo do nível da rua e não fosse vista por quem passasse em frente?

Pois eu descobri isso tudo quando fiz um tour pelo Vale do Silício. E, apesar de conseguirmos ver só um pedacinho do escritório do lado de fora, no visitor’s center da Apple, que fica em frente da “nave”, tem uma maquete gigantesca do complexo da Apple. Aparentemente cinza e sem graça, a maquete ganha vida quando um dos simpáticos atendentes nos entregam um iPad que, ao aproximarmos de cada prédio na maquete, vimos na tela o interior de cada cantinho da empresa. Um show de tecnologia em cada detalhe.

 

 

 

O local que entretém os visitantes tem uma decoração sustentável (como todas as lojas Apple) e não é muito grande, mas é simpático. No prédio, tem o salão onde está a maquete, uma loja e um café. O charme está no terraço, onde você pode relaxar, fotografar e até trabalhar. E, no banheiro, que fica no subsolo. Ao descermos as escadas parece que entramos em outro universo. Uma viagem em um túnel imaginário…

 

 

 

 

Passeei pelo Apple Park, peguei um café e saboreei no terraço e me diverti no banheiro, mas passei longe da loja para evitar gastar dinheiro em mimos que eu não preciso.

 

 

 

 

De lá, fui até a casa onde cresceu Steve Jobs e onde ele morava com seus pais quando, juntamente com Steve Wozniak, criou o primeiro computador da Apple. Tirei foto de longe e fiz alguns vídeos discretos porque hoje a casa, que fica em uma rua residencial, é uma propriedade particular. Então, nada de incomodar os moradores, mas também não segurei a curiosidade em dar uma espiada em onde tudo começou. Por sinal, é um bairro classe média que fica apenas 10 minutos de carro da matriz da Apple, aproximadamente 30 minutos de carro de Palo Alto.

 

 

Impressionante pensar que uma das maiores gigantes digitais começou em uma garagem de uma casa modesta. Mais ao saber que hoje, seus escritórios, ficam em uma nave espacial. O sucesso da Apple não se deve só aos “Steves”, mas a muitos talentos que trabalharam incansavelmente ao longo dos anos para que a empresa chegasse ao topo e, ainda ralam muito, para que a Apple continue inovando.

 

 

Para quem tiver curiosidade de ver onde nasceu a Apple:

vvvvv
vvvvv

2066 Crist Dr
Los Altos, CA 94024
United States

vvvvv

Para fechar com chave de ouro, mais uma curiosidade que aprendi sobre a Apple em minha visita ao Vale do Silício, a origem do nome da empresa:

vvvvv
vvvvv Steve Jobs seguia uma dieta frutariana e sugeriu o nome Apple a Wozniak depois que visitou um pomar de maçãs. A região do Vale do Silício era famosa pelos seus pomares, especialmente nos anos 50/60, quando Jobs era criança. Com o desenvolvimento do local, muitos pomares foram substituídos por prédios e pelo comércio,mas tá aí a Apple para nos lembrar pra sempre de uma das marcas registradas do Vale do Silício.
vvvvv

 

Quer “viajar” na nave espacial da Apple e passear pelo Apple Park? Veja como chegar lá:

 

 

E, depois de dirigir mais ou menos 6 horas de Los Angeles até o Vale do Silício e fazer o tour no Apple Park, eu estava faminta e aproveitei para fazer uma deliciosa refeição no Buck’s of Woodside, que fica em um cidade vizinha, mais uns 30 minutos de carro da matriz da Apple. Mas, foi lá que rolaram as primeiras reuniões que deram originem às empresas tech que hoje dominam o Vale. A decoração do diner é divertida, o local é badalado e barulhento, mas a comida é boa e o preço é honesto. Valeu a “almojanta” lá.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *