Pé na estrada em Santa Cruz: Recarregando as energias na reserva ecológica Bonny Doon

Ouvi falar de Bonny Doon, no norte da Califórnia, pela primeira vez, quando a personagem Cameron Howe (Mackenzie Davis) fala que comprou um terreno na região, na série “Halt & Catch Fire”, um dos melhores seriados do século, veja a matéria no final do post onde conto porque é imperdível.

 

 

Assim como fui visitar o Vale do Silício por conta do seriado, coloquei o pé na estrada e fui visitar a floresta onde Cam morou em um trailer. O interessante é que a série foi gravada na Geórgia, um estado verde, mas onde a vegetação é bem diferente das redwoods de Bonny Doon, o que tornou meu passeio ainda mais surpreendente. O lugar é belíssimo e, como é uma reserva ecológica, são poucas as casas na área, que tem uma vinícola, mas nenhum comércio. Não encontrei pessoas, mas vi “bambis” atravessando a rua.

 

 

The Historic Brookdale Lodge, o hotel onde fiquei hospedada, famoso por ser mal-assombrado, embora eu não tenha visto nenhum fantasminha, fica a mais ou menos meia hora de carro, subindo a serra, até Bonny Doon. Essa estrada já é de tirar o fôlego. Nas horas que dirigi sozinha pela região, senti a paz se materializar. Impressionante. Esse é um daqueles lugares perfeitos para desintoxicar da vida urbana e recarregar as energias, você, a natureza e o silêncio profundo das árvores gigantes. Mágico!

Eu fiquei tão encantada que, mesmo sendo uma pessoa cosmopolita, considero deixar a cidade grande e partir para uma temporada em um dos vilarejos que visitei na floresta das redwoods, quando me aposentar.

 

 

Eu admiro as pessoas que optam por uma vida mais tranquila e saudável, tanto as que nasceram no lugar e decidem ficar lá, quanto as que se mudam para cidadelas como Boulder Creek, onde comprei meu almoço no único restaurante chinês e degustei no único pub, que só aceita dinheiro, na rua principal do local. O fato que podemos levar comidinhas de um estabelecimento para outro bar é coisa rara em cidade grande e uma das vantagens do interior.

 

 

 

 

Aliás, achei um restaurante delicioso em outro vilarejo nas redondezas de Brookdale, o mexicano Aroma, em Ben Lomond. Todas essas cidades são vizinhas, ficam a 10/12 minutos de carro uma da outra, e o grande barato de ir aos restaurantes e bares da região é sentir a vibe do local que é bem diferente da vibe de LA.

 

 

Mas quero ressaltar que essa região foi habitada por povos indígenas até o final do século XVIII, quando os donos da terra foram expulsos, escravizados, assassinados, pelos colonizadores espanhóis.

Para honrar as muitas tribos que viveram ali, apresentamos uma breve introdução de suas histórias na região

 

vvvvv
vvvvv

Bonny Doon

O povo Amah Mutsun foi deslocado de suas terras no final do século 18, quando os espanhóis chegaram. Eles foram forçados a abandonar suas tradições, escravizados e sofreram perseguições sob o domínio mexicano e depois que a Califórnia se tornou parte dos Estados Unidos.

A Banda Tribal Amah Mutsun comprou recentemente 1,5 acres de terra no território tradicional de seus ancestrais na área de Bonny Doon. O terreno será usado para abrigar o Corpo de Mordomia Nativa, restaurar as práticas tradicionais de manejo da terra, realizar cerimônias e construir identidade cultural para as novas gerações, a fim de ensinar e manter viva as tradições do povo Amah Mutsun.

vvvvv

 

 

vvvvv
vvvvv

Boulder Creek

Os povos indígenas viveram na área de Boulder Creek por milhares de anos, e a área foi o lar de muitas tribos, incluindo os Arapaho, Cheyenne, Ute e Awaswas:

Awaswas: Um grupo Cotoni do interior que vivia na drenagem superior do rio San Lorenzo, perto dos atuais Boulder Creek e Riverside Grove. Os Awaswas faziam parte da unidade cultural Ohlone e falavam a língua Awaswas. Os espanhóis os renomearam como “San Dionisio”.

A cidade de Boulder reconhece que a terra é território não cedido dos Arapaho, Cheyenne, Ute e outras nações ocupavam o território quando os colonizadores chegaram no local.

Chefe Niwot: O líder do último bando Hinóno’éí a passar os invernos em Boulder Valley. Chefe Niwot é referenciado de várias maneiras na área de Boulder, incluindo uma escultura ao lado de Boulder Creek. Lembrando que nenhuma homenagem apaga ou justifica o sofrimento do povo indígena que foi exterminado da sua próprios terra.

vvvvv

 

 

vvvvv
vvvvv

Ben Lomond

Entre povos indígenas que viviam na área, estão os povos Achista, Chaloctac e Sayanta, que faziam parte da tribo Ohlone.

vvvvv

 

 

Cameron Howe era um gênio da informática na série. Foi uma das pioneiras da revolução digital. Agradeço a ela e ao meu saudável vício em seriados por, mais uma vez, me dar a oportunidade de conhecer mais e melhor o belíssimo estado da Califórnia, e as histórias dos indígenas que viveram, onde hoje, eu tenho o privilégio de morar nos EUA.

 

Venha conhecer a vinícola dentro da floresta em Bonny Doon:

 

 

Halt and Catch Fire – uma das melhores séries do século:

 

 

The Historic Brookdale Lounge – o hotel mal-assombrado, mas nem tanto:

 

 

Nosso passeio pelo Vale do Silício:

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *