Um dos meus momentos favoritos da semana do Oscar é a oportunidade que a Academia dá aos jornalistas, membros e fãs de cinema de conhecer os diretores indicados a filme estrangeiro em um painel realizado no mesmo prédio onde são anunciados os indicados ao prêmio em Beverly Hills.
Alem de assistirmos clipes de todos os filmes indicados (eu já tinha assistido também todos os filmes), temos a chance de conhecer melhor as mentes brilhantes por trás de cada uma das histórias que enfrentaram barreiras da língua e culturais e conquistaram o coração dos membros do comitê que escolheram os 5 filmes indicados na categoria filme estrangeiro. Quem levou a estatueta pra casa este ano foi a produção húngara “Filho de Saul” que contou uma história mais que conhecida do público: o holocausto, mas sob uma perspectiva totalmente diferente do que já assistimos até hoje. O mesmo fez o diretor dinamarquês de “A War”, que deu um foco novo a uma história de guerra.
“O Lobo Do Deserto” e “O Abraço da Serpente” marcam a estreia da Jordânia e da Colômbia respectivamente na corrida pelo Oscar. E o primeiro representante de cada um desses países na categoria são mesmo brilhantes. Escolhas merecidas.
E por fim, Mustang – Cinco Graças, que foi o meu predileto. Já tinha assistido quando Dakota Johnson indicou o filme no instagram dela, mas faço coro, e imperdível mesmo e todos devem ver.
O mais interessante é que 3 dos cinco diretores indicados têm menos de 40 anos, inclusive Laszlo Nemes, o vencedor. E os mesmos 3 cineastas também foram indicados com seu primeiro longa metragem. Isso é um super incentivo para jovens estudantes roteiristas e diretores de cinema do mundo inteiro que estão iniciando as suas carreiras. É possível brilhar na meca do cinema. Claro que tem vários desafios na caminhada, mas o importante mesmo é contar com criatividade e talento a sua história. Hollywood está de portas abertas para receber a sua obra-prima. E para aprimorar, que tal assistir quem já teve a chance de brilhar no Oscar 2016? Inspiração nunca é demais:
Filho de Saul: Hungria
Mustang – Cinco Graças: França
O Abraço da Serpente: Colômbia
O Lobo Do Deserto – Jordânia
Confira nossa matéria sobre o filme dinamarquês “A War” que usou militares em seu elenco estrelar: