Por: Raquel Zambon
Tem novidade de peso estreando nas telinhas em 23 de março: o filme “O Rio do Desejo”, dirigido por Sérgio Machado, chega para fazer todo mundo se encantar pelo cinema brasileiro!
Inspirado no conto “O Adeus do Comandante”, do escritor Milton Hatoum, o filme traz como foco o complexo relacionamento de três irmãos, que acabam se apaixonando pela mesma mulher. O Capitão Dalberto (Daniel Oliveira) é o primeiro a se encantar por Anaíra (Sophie Charlotte), uma misteriosa jovem cheia de vida. Quando o casal passa a viver na casa que Dalberto divide com os dois irmãos, uma longa viagem acaba afastando Dalberto e fortalece a convivência de Anaíra com Dalmo (Rômulo Braga) e Armando (Gabriel Leone). Entretanto, ciúme e conflitos se instalam assim que Dalberto volta para casa.
Trailer oficial:
O HEA pode conferir uma cabine antecipada do filme na última semana. Apesar de ter uma narrativa um pouquinho arrastada, este drama fraternal fala sobre a complexidade dos relacionamentos, sobre a liberdade feminina, e ainda traz foco na impecável natureza da nossa Amazônia e do Estado do Amazonas. Não é à toa que a obra já está ganhando reconhecimento internacional: recentemente, o filme levou o prêmio de Melhor Fotografia do Festival Tallinn Black Nights, na Estônia. Além disso, participará de outros 14 festivais nos próximos meses.
Entrevista com o elenco
Depois da exibição do filme, ainda acompanhamos uma coletiva de imprensa online. Infelizmente, Daniel Oliveira não pôde participar do encontro, mas recebemos o time de produção do filme acompanhado de Sophie Charlotte, Rômulo Braga e Gabriel Leone.
De acordo com a equipe, o local de filmagem foi o grande desafio da produção, porque existem equipamentos e itens difíceis de se localizar na região. Eles também tiveram uma janela de tempo muito pequena para a gravação, já que precisavam de uma estação seca e com o rio cheio. Complicado, né?
Entretanto, nada tirou a alegria de filmar na região. Sérgio Machado descreve sobre a experiência: “Curiosamente, as lembranças da filmagem que tenho são sempre muito agradáveis… É difícil filmar em barco, mas o que fica da minha lembrança de filmar no Amazonas e em Itacoatiara é o carinho da população com a filmagem. A gente andava na cidade e conversava com todo mundo. A cidade acolheu a gente”.
Rômulo Braga também amou filmar no Amazonas, ainda que tenha tido uns dias complexos! “Os insetos começaram a me carregar, me levaram nos braços. Eles grudaram no meu corpo e eu dizia ‘me deixem trabalhar, meus insetinhos queridos’”, brincou o ator.
A atriz Sophie Charlotte considerou o filme como uma grande oportunidade para sua carreira e afirmou que foi muito feliz por participar do projeto. Ela ainda ressaltou que gosta do fato de que “O Rio do Desejo” fala sobre o feminino, liberdade e amor de um jeito menos moralista do que costumamos ver.
Quanto a contracenar com o marido Daniel Oliveira nas telonas pela primeira vez, contou: “A gente queria muito contracenar no cinema, porque a experiência é muito diferente, muito mágica. Foi uma oportunidade linda estar com ele nesse projeto. Levamos o nosso filho, que virou o mascotinho”.
O ator Gabriel Leone só conseguiu se juntar à coletiva no final, mas deixou seu depoimento sobre o que ama na produção: “Eu nunca vivi um drama familiar nesse aspecto e acho que a beleza do nosso filme está no não-julgamento, em olhar para cada personagem de uma forma humana”, afirmou.
Mesmo que você não costume acompanhar muito o cinema brasileiro, fica aqui a dica desta sólida produção, daquelas que dão orgulho de distribuir para o restante do mundo e atestar a qualidade do nosso audiovisual. Não deixe de conferir “O Rio do Desejo” nas telonas e prestigiar os nossos talentos nacionais!
Raquel Gonçalves Zambon:
É jornalista de Entretenimento e especialista em Comunicação Interna. Divide seu tempo livre entre o vício incurável por filmes, televisão, livros e as gatas Mia e Mel.