A semana está abençoada para os cinéfilos com estreias que vão agradar os fãs de todos os gêneros de cinema. Imperdível conferir o que vai rolar na telona pelo Brasil afora:
“Crimes Ocultos” é uma adaptação do best-seller “Child 44”, um suspense político ambientado na União Soviética em 1953. Ele registra a crise de consciência do agente secreto da polícia Leo Demidov (Tom Hardy), que perde status, poder e sua casa ao recusar denunciar sua própria mulher, Raisa (Noomi Rapace), como traidora. Os dois, então, são exilados de Moscou e vão parar em um sombrio posto provinciano, onde unem forças com o General Mikhail Nesterov (Gary Oldman) para encontrar um serial killer que captura jovens garotos. Sua busca por justiça ameaça o acobertamento de todo um sistema imposto pelo rival psicopata de Leo, Vasili (Joel Kinnaman), que insiste em dizer que “Não há crimes no paraíso”.
O filme foi super bem recebido lá fora, com exceção da Rússia que proibiu sua estreia por tratar de uma obra que conta casos do governo de Stalin.
Confira o trailer oficial
Para quem curte um drama familiar,”Miss Julie” é a sua pedida. Julie (Jessica Chastain), a instável filha de um aristocrata anglo-irlandês, incentiva John (Colin Farrell), um empregado de seu pai, à seduzi-la. Eles flertam desafiando psicologicamente um ao outro. Kathleen (Samantha Morton), a cozinheira, está noiva de de John, e testemunha perplexa o jogo entre os amantes. Baseado na peça homônima de August Strindberg e dirigido por Liv Ullmann, a eterna musa de Ingmar Bergman. O elenco é composto pelo talentoso trio Jessica Chastain, Colin Farrell e Samantha Morton e o filme teve ótimas críticas nos principais veículos de entretenimento nos EUA:
“Jessica Chastain e Colin Farrel em performances calorosas”. – Variety
“Jessica Chastain no topo de sua carreira”. – Positif
“Impressionante em todos os sentidos, com acordes emocionais tensos e dramáticos, Miss Julie é Imperdível. Um dos principais destaques do Festival de Toronto 2014”. – Awards Circuit
“Chastain e Farrel são atores engenhosos, inteligentes, que se elevam em conjunto”. – The Hollywood Reporter
E o “Retorno a Ítaca”, para quem gosta de filmes que marcam grandes reencontros, conta a história de cinco amigos cubanos que se reúnem para celebrar o retorno de Amadeo, após 16 anos de exílio. Do anoitecer ao amanhecer, eles recordam a turma que formavam na juventude, a fé que eles tinham no futuro e as desilusões do passado.
“Retorno a Ítaca” recebeu uma Mmnção honrosa da Crítica da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, e fez parte da seleção oficial dos festivais de Veneza, San Sebastian e Toronto.
O premiado diretor francês Laurent Cantet, que tem o hábito de abordar temas cotidianos em produções extremamente realistas, volta com um longa completamente filmado na belíssima Havana, em Cuba.
Com tantas boas opções, é até difícil escolher, mas eu concordo que cinema é mesmo a melhor diversão, então vale a pena fazer este programa e se o tempo permitir quem sabe até assistir mais de um filminho. Aproveitem!