Alguns, como eu, já são fãs, outros ouviram falar dele nas aulas de histÓria ou literatura. Tem aqueles que não o conhecem, mas o chileno Pablo Neruda, como era conhecido Ricardo Eliécer Neftalí Reyes Basoalto é um dos poetas mais importantes do século XX, e também, um dos maiores símbolos de liberdade da historia de seu pais e do mundo.
O filme Neruda, que estreia hoje em vários cinemas por todo o Brasil, começa no final da década de 1940, quando um inspetor, Óscar Peluchonneau (Gael Garcia Bernal) persegue Pablo, ganhador de um Prêmio Nobel, que se torna fugitivo em seu país por ter se assosiado ao Partido Comunista. Os dramáticos acontecimentos de sua nova vida como um fugitivo, inspiram Neruda a escrever sua coleção épica de poemas, “Canto Geral”. Enquanto isso, na Europa, a lenda do poeta perseguido pelo Governo cresce e artistas como Pablo Picasso clamam pela liberdade de Neruda.
Neruda, no entanto, vê essa luta com o seu inimigo Peluchonneau como uma oportunidade de se reinventar.Ele brinca com o inspetor, deixando pistas desenhadas para fazer seu jogo de gato e rato mais perigoso e íntimo. Nesta história de um poeta perseguido e seu implacável adversário, Neruda reconhece suas próprias possibilidades heroicas: tornar-se um símbolo de liberdade e uma lenda literária.
Tivemos a chance de assistir ao filme em Los Angeles, Gael como sempre dá um show, sem contar que o roteiro é brilhante, combinando momentos dramáticos e outros cômicos, ficção e a realidade deste episódio da jornada de um herói mundial e especialmente de um policial obcecado pela ideia de colocar o mestre das artes atrás das grades. Obra-prima do diretor chileno Pablo Larraín, que esta indicado ao Golden Globes, na categoria filme estrangeiro e o representante do Chile na disputa pelo Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, com grandes chances de estar entre os 5 filmes selecionados.
Neruda é um daqueles filmes que vale a pena assistir por diversão e por aprendizado. A poesia de Pablo é um espetáculo a parte na telona e um presente para quem ama arte. Fica a nossa dica de cinema para este final de semana.