Por: Felipe Martins
Miley Ray Cyrus nasceu dia 23 de novembro de 1992 em Nashville, no Tennessee. Filha do cantor country Billy Ray Cyrus, com, a segunda esposa, Letícia Finely, foi registrada como Destiny Hope Cyrus, que significa “Destino Esperançoso”. Segundo a própria, recebeu esse nome por causa de uma intuição do pai. Com o passar dos anos, devido ao sorriso constante da filha, Billy começou a chamá-la de “Smiley” e foi diminuindo a palavra até chegar a Miley. Ao atingir o sucesso, mais de uma década depois, em 2008, ela e o pai entraram na justiça mudaram o nome oficialmente para Miley Ray Cyrus.
Como a maioria dos outros Disney Stars, Miley começou a carreira cedo. Para ser mais preciso aos 9 anos de idade, quando interpretou a personagem Kylie na série “Doc”, estrelada por Billy em Toronto, no Canadá, onde a atriz, inclusive, morou por um ano. Em 2003, participou de seu primeiro filme, chamado “Big Fish”, dirigido por Tim Burton, interpretando Ruthie.
O fato de ter começado nova e ser filha de um cantor famoso, trouxe momentos difíceis na época de escola. Na sexta série, com 12 anos, sofreu bullying, sendo reprimida por meninas mais velhas. Para fugir da situação, resolveu ser cheerleader (líder de torcida) e treinava constantemente, participando de competições em várias cidades dos Estados Unidos. Lá, Miley conquistou amizades que levou para o futuro, como a grande amiga Lesley Patterson – personagem da futura música, “See You Again”.
Foi nessa mesma época que a vida dela mudaria completamente! Um dia, na escola, uma agente do canal Disney Channel apareceu oferecendo testes para interessadas na personagem Lilly, melhor amiga da principal, Chloe Stewart, do novo seriado chamado “Hannah Montana”. Ela gravou a fita e enviou à Disney, que a ligou e pediu que fizesse mais um teste, só que, dessa vez, para protagonista. Depois disso, o canal avisou que a garota era muito jovem e pequena para Chloe, a deixando de fora. Algum tempo depois, a Disney ligou novamente para Miley e pediu que fosse para Los Angeles fazer o teste pessoalmente, ainda para “Hannah Montana”. Depois de muitos voos entre Nashville e Los Angeles, Miley chegou à final da bateria de testes. E foi assim que conquistou o papel de Chloe Stewart no mais novo seriado da Disney, “Hannah Montana”. Deixando para trás centenas de concorrentes de todo o território americano, inclusive as atrizes Taylor Momsem, Belinda e Emily Osment.
A série fala sobre uma adolescente que vive uma vida dupla de superstar do pop. De dia, apenas uma menina normal que frequenta a escola e conflitos. À noite, com uma peruca loira, uma cantora de sucesso mundial. Durante “Hannah Montana”, a protagonista conquista amigos, passa por engraçadas situações e ensina lições de moral e princípios a serem seguidores pelas crianças e adolescentes. No teste final para o seriado, Miley precisava não só interpretar, mas também cantar. Ela foi ousada e escolheu a música “I Love Rock N’ Roll” de Joan Jett.
Ao ganhar o papel, a também cantora conquistou seu maior sonho: de uma só vez, ela poderia atuar e cantar. Sendo assim, ela e a família se mudaram para Los Angeles. Mas ninguém imaginava o quanto suas características mudariam, para melhor, o ritmo da série. Os produtores de “Hannah Montana” encontraram no sotaque de Miley, e em seu diferente nome, uma saída para o seriado. Sendo assim, o nome da protagonista se tornou Miley Stewart, uma menina do interior dos Estados Unidos, com sotaque carregado, que se muda com seu pai e seu irmão para Malibu, na Califórnia para viver um sonho. Para completar, o próprio pai, o cantor Billy Ray, conseguiu um papel na série – o de pai de Miley, que levou o nome de Robby Ray.
O show, criado por Michael Poryes, mesmo de “As Visões de Raven”, estreou a primeira temporada no dia 24 de março de 2006, com altíssima audiência, que o levou a ser exibido em outros países, atingindo um público de 200 milhões de pessoas pelo mundo. Dali em diante, “Hannah Montana” e Miley Cyrus passariam a ser os produtos mais valiosos da Disney. A série rendeu cinco soundtracks – incluindo o The Movie, um filme e um documentário em 3D, que também foi para o cinema. A última temporada, intitulada “Hannah Montana Forever”, foi ao ar em 2010 deixando muita saudades nos fãs.
Atuação
Em 2010, Miley gravou mais dois filmes, “LOL” e “So Undercover”. O primeiro foi um fiasco nas bilheterias e o segundo, lançado apenas em DVD. Em 2011 fez uma participação no “Saturday Night Live” e foi super elogiada pela atuação. Em 2012 participou de “Two and a Half Man” e acabou conseguindo ter o episódio com maior audiência da temporada, o sucesso foi tanto que a convidaram para outro episódio que bateu o record anterior. Atualmente, ela não pensa em voltar a atuar tão cedo e prefere se dedicar somente à musica.
Música
Miley sempre tentou conciliar a carreira da Hannah com a dela, até porque no contrato ela tinha que fazer promoções para a série. Em 2007, juntamente com a segunda sountrack de “Hannah Montana”, a cantora lança seu primeiro CD. Um disco duplo com músicas dela e da personagem. O “Hannah Montana 2 – Meet Miley Cyrus” mostrou uma garota animada com letras de própria autoria, o que fez com que a crítica comparasse Miley com Hilary Duff e Avril Lavigne. O CD teve dois singles: “See You Again” e “Star All Over”. Somente a segunda faixa teve clipe.
Em 2008, um disco que levou somente o nome de Miley foi lançado, “Breakout”. O álbum mais pessoal da carreira dela. Nele é abordado o relacionamento com, o ex-namorado e cantor, Nick Jonas. O disco vendeu 3 milhões de cópias no mundo inteiro e rendeu dois hits para a carreira: “7 Things”, no qual ela rasga uma foto dela com Nick no vídeo, e “Fly on the Wall”.
Após “Breakout” abrir várias portas na carreira, Miley lança o Extended Play(EP) “The Time of Our Lives”, em 2009. Foi criado especialmente para promover a linha de roupas dela com o estilista Max Azria, a “Miley Cyrus & Max Azria Clothing Line”. O EP é chamado por Miley como uma transição da fase teen para mais adulta. O carro chefe do álbum é “Party in the USA”. O hit alcançou #2 lugar no HOT100 da Billboard e se tornou o maior sucesso da gravadora Hollywood Records. Também foi lançada “When I Look at You”, para promover o filme “The Last Song” – “A Última Música” – baseado no livro de Nicolas Sparks. Na versão internacional do EP foi adicionada à faixa “The Climb”, trilha sonora do filme “Hannah Montana: The Movie”.
Durante a turnê do “Breakout” e do Extended Play, Miley gravou seu terceiro álbum! “Can’t be Tamed”, lado crescido e sexy. O CD foi o maior fracasso dela nos Estados Unidos, com apenas um single mundial, o “Can’t be Tamed”. A cantora foi bastante criticada por ter fãs jovens demais e ser uma má influência para eles. Na última atualização oficial, feita em setembro de 2010, o single já tinha vendido 700 mil cópias nos EUA. Além dela, “Who Owns My Heart” no continente europeu, que também não atingiu o esperado. A era “Can’t be Tamed” foi totalmente bancada por Miley, desde a produção de vídeos até a turnê, o que a motivou a quebrar o contrato com a gravadora Hollywood Records, em 2012.
Contratada da RCA Records, Cyrus divulgou hoje no programa “On Air with Ryan Seacrest” o novo single, “We Can’t Stop”. O disco conta com a colaboração de Pharrell Wiliams, Dr. Luke, Mike it Make All, Oak, Hit-boy e muitos outros, promete ser o mais maduro dos trabalhos, até agora. A previsão de lançamento é para o fim do ano e, segundo o executivo da Billboard, tem tudo para ser o álbum de 2013.
Adorei o texto felipe, pude conhecer mais sobre essa pessoa maravilhosa que é a miley. Parabéns.