Creio que há alguns anos eu não gostava tanto dos filmes indicados ao Oscar na categoria filme estrangeiro. Enquanto torço para “Roma”, meu favorito, levar a estatueta de melhor filme, meu coração bate forte por todos os estrangeiros indicados. Ficarei feliz independente de quem leve o prêmio para casa.
Assunto de Família
O japonês “Assunto de Família”, por exemplo, me emocionou tanto quanto “Projeto Florida”, um dos meus filmes favoritos em 2018. A estória gira em torno de uma família, classe meéia baixa, que, apesar de não ter recursos financeiros, abre sua casa e seu coração para quem precisa de ajuda. O filme mostra que os laços de amizade são tão fortes quanto os laços de sangue e, mesmo de uma forma um tanto “torta”, nos dá uma lição de amor e generosidade. Me lembrou que alguns fins justificam os meios sim e, mesmo quando a verdade muda o rumo da nossa trajetória, cada sonho que realizamos, e cada pessoa que conhecemos durante o caminho que percorremos juntos, vão contribuir para sempre para a pessoa que nos tornamos. Sorri e chorei assistindo ao filme, e vou guardar algumas de suas singelas lições para aplicá-las na minha caminhada.
“Assunto de Família” estreou em janeiro no Brasil e eu sugiro que vocês assistam porque é uma daquelas poesias que, ao invés da gente ler, a gente vê na tela e, mesmo que nos faça chorar, vai ao mesmo tempo nos inspirar. Imperdível conferir!
vvvvv | |
Depois de uma de suas sessões de furtos, Osamu (Lily Franky) e seu filho se deparam com uma garotinha. A princípio eles relutam em abrigar a menina, mas a esposa de Osamu concorda em cuidar dela depois de saber das dificuldades que enfrenta. Embora a família seja pobre, e mal ganhem dinheiro dos pequenos crimes que cometem, eles parecem viver felizes juntos até que um incidente revela segredos escondidos, testando os laços que os unem.
Data de lançamento: 10 de janeiro de 2019 (2h 01min) |
|
vvvvv |
Nunca Deixe de Lembrar
O alemão “Nunca Deixe de Lembrar” tem 3 horas de duração, o que e atípico na “Era Digital”, mas vou contar pra vocês que vale a pena cada segundo e, melhor, é um daqueles filmes longos que a gente não percebe o tempo passar, são tantos acontecimentos na vida do protagonista, desde a sua infância até o sucesso profissional na vida adulta, tendo como pano de fundo a guerra e o nazismo na Alemanha Oriental, que nos mantêm ocupados e entretidos todo o tempo.
Ao final da sessão privada que assisti em Los Angeles, rolou um bate-papo com o diretor/roteirista Florian Henckel von Donnersmarck, e o diretor de fotografia Caleb Deschanel, que também está indicado ao Oscar.
Foi super interessante descobrir que o excelente ator Tom Schilling, que interpreta o protagonista, fez 7 testes de elenco com o diretor e todos foram mal, como Florian contou, mas Tom estava tão determinado a conseguir o papel que, no seu suposto último encontro com o diretor, ele lhe deu uma carta. Foi graças a ela que Florian o contratou e, com certeza, não se arrependeu, porque Tom dá um show como Kurt Barnert.
A fotografia do filme é realmente belíssima e não é difícil justificar porque Caleb foi indicado ao Oscar, mas o interessante é que ele é americano e não fala alemão. O filme é em alemão e foi rodado no país, com uma equipe local. Caleb contou que recebeu um roteiro em inglês, mas, durante as filmagens, ele não entendia o que estavam dizendo ao vivo, e afirma que talvez por não entender o idioma, ficou ainda mais fácil traduzir seu sentimento através das imagens. E eu garanto a vocês que seu trabalho merece a estatueta, pois deu um toque mais que especial à própria narrativa.
“Nunca Deixe de Lembrar” ainda não estreou no Brasil, mas deixo aqui a minha sugestão para que os cinéfilos de plantão coloquem o filme em suas listas, com 5 estrelas ao lado.
vvvvv | ||
Kurt Barnert (Tom Schilling) é um artista alemão que conseguiu escapar da Alemanha Oriental durante o nazismo. Agora, ele vive seus dias na Alemanha Ocidental, mas ainda assim é atormentado pelos traumas da sua infância sob o regime dos nazistas e da República Democrata Alemã (RDA).
Data de lançamento: em breve (3h09min) |
||
vvvvv |