Por: Annelyse Bosa
Setembro começou com um novo evento voltado a cultura nerd nesse nosso Brasil, mais precisamente na cidade de Curitiba, o Geek City 2017!!
Eu, como curitibana nata (conseguimos sim ser um povo simpático, acreditem em mim, por favor, nossa antipatia é quase um mito) sempre senti nossa cidade numa espécie de limbo. Somos uma das capitais do Sul do Brasil, mas não tão sul o suficiente para que grandes eventos culturais nos incluam em sua programação. Já estou mais do que acostumada a ter que preparar minha mochila e me aventurar em outras terras, em geral São Paulo e Rio, para ter acesso a programas da cultura nerd e grandes eventos como o Rock in Rio. Então meus olhos brilharam ao ver, mesmo com uma divulgação sucinta, que aconteceria um evento voltado ao público Geek na MINHA CIDADE.
A divulgação do evento foi discreta, apesar de ter sido intensificada conforme o evento se aproximava e ter sido pautada em cima da participação de atores internacionais que viriam pela primeira vez ao país para o delírio dos fãs. Havia cartazes nos pontos de ônibus pela cidade divulgando os nomes dos atores em maior destaque que o próprio nome do evento, o que na correria do dia a dia, dificultou que o evento de fato fosse conhecido pelo público geral. E ainda teve uma baixa, no primeiro dia de evento, a organização anunciou o cancelamento da presença de um dos atores mais aguardados, o ator Seth Gilliam, que interpreta o Padre Gabriel Stokes em “The Walking Dead”.
Agora, quando entrei no pavilhão do Expo Renault do Parque Barigui, me deparei com um hall incrível cheio de lugares para sentar quando quisesse. E definitivamente, as filas são uma ótima oportunidade de socialização! Fui para o evento sozinha e a fila das credenciais de imprensa levou um bom tempo para começar a andar, quando vi já tinha engatado conversa com outras duas meninas da fila, a Laura e a Amanda, da Diversifica Geek, e as acompanhei nos dois dias que pude estar no evento! Muitíssimo obrigada por me acolherem e me aguentarem! Sem dúvidas, poder dividir esses dois dias de feira com elas enriqueceu ainda mais minha experiência!
No primeiro dia de evento, na sexta-feira dia 1º, estranhei o pouco número de cosplayers no evento. Mas o que começou aparentemente de forma tímida, foi dando lugar a um verdadeiro show de performances, ressaltando a grande campeã do concurso de Cosplay, a queridíssima Harley Quinn que nos impressionou com seus surtos de loucura e felicidade com traços psicóticos extremamente carismáticos no stand da Copel Telecom!
A Geek City trouxe pela primeira vez no Brasil os atores Ciara Hanna e Azin Razik de Power Rangers Megaforce e Millie Bobby Brown, de Stranger Things. Os convidados pareciam que estavam em casa, aproveitando para curtir um pouco das atrações da feira e interagindo entre si nos bastidores.
Que tal um crossover de “Power Rangers” com “Stranger Things”?
André Vasco foi o mediador dos painéis principais do evento e deixou claro que não iria ficar enrolando, fazendo “mil perguntas nada a ver com o que vocês querem saber”, segundo ele, e disse também “é melhor eu liberar desde já para vocês perguntarem as coisas a eles, é para vocês que eles estão aqui”, eu, que até então não sabia bem o que esperar dele como mediador, comecei a me divertir com todas interações que ele fazia entre as perguntas, tornando o momento único entre os fãs e seus ídolos ainda mais divertido.
Já acostumada com uma lotação máxima em uma espécie de sala já isolada da área dos stands, como funciona na maioria das convenções, na Geek City eu fui atrás do “Palco Principal” e me surpreendi: O palco principal era aberto próximo a todo o resto da feira! Fiquei sem acreditar, pois ao mesmo tempo que era bom não ter que se preocupar em entrar e perder as demais atrações, os barulhos do palco voltado aos games muitas vezes atrapalhou o entendimento do que os convidados falavam no palco principal. Até o mediador, André Vasco teve que em algumas vezes falar alto no microfone pedindo para que diminuíssem o volume do outro palco mesmo sendo do outro lado do pavilhão.
No painel dos “Power Rangers”, perguntaram sobre como faziam as cenas de transformação e rapidamente Azin e Ciara começaram a recordar a respeito de uma sequência onde tinham que fazer em um super slow motion enquanto acontecia uma explosão ao fundo. Em outro momento, ressaltando o quanto os fãs dos “Power Rangers” são dedicados, Azin disse que durante um evento onde ele respondia uma pergunta dos fãs, um deles se levantou dizendo ele estava errado e lhe entregou um caderno de anotações com mais de 30 páginas com informações a respeito do universo “Power Ranger” e sobre seu personagem, com coisas que nem ele mesmo sabia. Quando perguntados a respeito de terem feito alguma preparação física para os papéis, e perguntando especialmente para a Ciara se todo seu charme e beleza veio com os poderes Ranger ou se já tinha antes. A reação dos atores foi divertidíssima, como podem ver no link abaixo, e completaram dizendo que tiveram sim que treinar muito, mas nem de perto tanto quando seus dublês que eram incríveis. Como última pergunta do painel, atendendo aos pedidos do André Vasco, mediador, um expectador os questionou “Vocês soltavam pum enquanto usavam as armaduras?”
Com o cancelamento da participação do padre de “The Walking Dead”, tivemos painel com a Millie Bobby Brown, a Eleven de “Stranger Things”, em dois dias, sendo o segundo voltado diretamente às perguntas dos fãs. Foi questionada a respeito de ter ou não infância, por ser já tão famosa com apenas 13 anos e cantou até Uptown Funk para encerrar seu painel, repetindo sua performance no Emmy Awards 2016. Pode ver abaixo os dois painéis completos gravados pelas meninas do Diversifica Geek!
Painel Millie Bobby Brown – dia 1
Ciara Hanna e Azin Razik esbanjaram simpatia, conquistando até quem não acompanhou tanto o “Power Rangers”, como foi o meu caso. Me fizeram sair do painel com vontade de fazer uma super maratona! E ver a Millie Bobby Brown tão atenciosa com os fãs e, de fato, se divertindo, como ela mesmo disse “se não fosse trabalho, e ela estivesse realmente de férias”, me deixou ainda mais ansiosa para conferir a nova temporada de “Stranger Things”, que estreia dia 27 de outubro pela Netflix.
Poder ver gente circulando com um sorriso enorme no rosto conforme avançava pelos stands foi uma sensação incrível. Ver toda a estrutura montada e funcionando a plenos vapores me trouxe um grande sentimento de realização (diria que até pessoal) em ver que sim, minha cidade amada tem plenas condições de realizar um evento e tem um público muito interessado e sedento por atrações dos diversos universos da cultura Geek.
Encerramos o evento com a certeza de que teremos isso e MUITO MAIS na próxima edição, na Geek City 2018!!