“Fique Forte” – Como Lidar?

Por: Camila Sá

Após a reportagem que fiz sobre o cutting http://www.hollywoodeaqui.com/autoflagelo-fuga-pela-dor/, no ano passado, eu tirei algumas conclusões. Uma delas é que, por mais diferente que uma pessoa possa ser de você, ela não deve ser julgada como uma aberração. Outra é que as pessoas têm formas diferentes de lidar com certos problemas, sejam eles grandes ou pequenos. Também aprendi que o cutting nunca vem sozinho, ele é sempre a gota d’água de situações que se arrastam junto com outros problemas.

A sensação de alívio e melhora efêmera que se tem ao mutilar-se é real, porque é algo que quem faz é capaz de controlar. É se distrair da dor emocional, que não tem tamanho ou comparação, com a dor real, que pode ser acabada quando você parar de se machucar. Mais do que marcas visíveis, são marcas na alma. Mas, assim como uma distração, pode ser mudada. Você pode tentar se abrir com os seus pais ou outros familiares mais próximos, os seus amigos ou, até mesmo, um psicólogo, que é o mais recomendado. Buscar refúgio em coisas que gosta e impor desafios a si mesmo: por hoje eu não vou fazer.

 

 

Ter medo de se abrir é natural, a assombração do julgamento é algo que será constante até o momento em que você decidir falar. Tem gente que não vai entender ou achar que é “frescura”, coisa de momento. O importante é que você tenha coragem de pedir ajuda, falar que não está bem e que precisa de apoio. Pedir socorro não é vergonha e não te faz uma pessoa pior. Os melhores trabalhos e realizações são aqueles que quando temos alguém para dividir. As felicidades e as tristezas.

Por isso procure ajuda! Amigos, médicos, familiares, músicas, filmes. Fale o que você sente, nem que seja em um pedaço de papel ou por mensagem de texto no celular. Por mais escuro que o tempo pareça, o sol sempre costuma sair. Lembre-se de que nada dura para sempre, nem o sofrimento e nem aqueles que o perseguem. Tudo passa, com a dor também não será diferente.

Para ler a primeira parte de nossa matéria sobre o cutting, acessem: “Fique Forte” – Vamos Espalhar a Mensagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *