Por: Claudia Ciuffo
“A Arte é a única coisa que nos faz fugir, sem sair de casa.” – Twyla Tharp
Esta frase está em destaque em um dos muros em Nova York, não à toa. A cidade viveu um grande trauma após os ataques de 11 de setembro de 2001 e para confortar o coração dos New Yorkers, três feras do entretenimento, incluindo o ator Robert De Niro, criaram um festival de cinema na região de Tribeca, próxima ao centro da cidade, de onde se via bem o World Trade Center.
O Tribeca, que começou pequeno, como uma homenagem às vítimas de uma tragédia, hoje, 16 anos depois, é um dos festivais mais importantes para a indústria do cinema independente mundial.
Para mim é uma honra ter a oportunidade de cobrir o festival pelo Hollywood é Aqui e compartilhar as novidades com o público brasileiro.
Este é o terceiro festival de cinema que cubro em 2018, e no Tribeca bati meu próprio recorde e assisti a 14 obras de arte (entre filmes produzidos nos EUA e estrangeiros, séries de TV e documentários) em apenas 4 dias.
Ainda tive o prazer de ficar frente a frente com várias lendas da indústria cinematográfica, incluindo o ci-fundador do festival, Robert De Niro.
Nos próximos dias, vou contar todas as minhas aventuras prestigiando o festival em um dos meus cantinhos prediletos em NY. Se você já esteve na cidade e não conhece Tribeca ou se está programando uma visita, venha em abril e confira o Festival, que tem um programação interessante não só para os fãs, estudantes e profissionais de cinema, como para o público em geral.
A história do Tribeca Film Festival:
Festival de Cinema de Tribeca (em inglês: Tribeca Film Festival) é um festival de cinema fundado em 2002 por Jane Rosenthal, Robert De Niro e Craig Hatkoff em homenagem às vítimas dos ataques de 11 de setembro de 2001 ao World Trade Center e à perda de vidas no bairro de TriBeCa, em Manhattan.[1] A missão do festival é permitir que a comunidade internacional de cinema e o público em geral, experimentem o poder do cinema, redefinindo a experiência do festival de cinema. O Tribeca Film Festival foi fundado para comemorar Nova Iorque como um centro de produção de filmes importantes e de contribuir para a recuperação a longo prazo de Manhattan. Com mais de 250 filmes e 1000 estreias em 2006 e 2007, o Tribeca se tornou um dos festivais de cinema mais importantes do mundo.[carece de fontes] O festival apresenta um line-up com grande variedade de filmes independentes, incluindo documentários, os recursos narrativos e curtas-metragens, bem como um programa de filmes de família. Traz também painéis de discussão com personalidades do mundo do entretenimento e um lounge com música produzida pela ASCAP com vários artistas. Um dos componentes mais marcantes do festival é seu programa de premiação onde artistas emergentes e renomados cineastas comemoram oferecendo obras de arte originais que são dadas aos vencedores na concorrência. Artistas do programa de premiação incluem Chuck Close, Alex Katz e Julian Schnabel. Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Festival_de_Cinema_de_Tribeca |
Mais sobre o Tribeca: