Minha amiga Gabriela, do site Divergente Brasil, foi quem me falou do Festival de Livros de Los Angeles, organizado anualmente pelo jornal LA TIMES. Graças a ela, fui cobrir o evento que aconteceu neste último final de semana, na faculdade USC (University Southern California), próximo ao centro da cidade.
O festival é gratuito e o campus é transformado numa grande biblioteca, onde várias editoras do mundo inteiro vendem exemplares dos seus livros, com descontos especiais. Além disso, um playground é montado para entreter a garotada, além dos shows e outras atividades que divertem os jovens e as famílias que prestigiam o evento. A criançada adora e e uma excelente oportunidade que os pais aproveitam para apresentarem o magnífico universo da literatura para seus pimpolhos.
Autores de livros consagrados também participam do festival. Alguns painéis são de graça, outros para participar você tem que comprar ingresso. Ainda assim, os preços são bem acessíveis.
Todos os escritores fazem uma sessão de autógrafos ao final de cada painel. Algumas filas podem durar três horas, como a do aclamado autor de “A Culpa é das Estrelas”, John Green. Outras são mais curtinhas, mas o importante é que de qualquer forma, se você é fã, pode levar seu livro para ser assinado pelo seu autor predileto, tirar um fotinho e ainda dar o seu alô. É uma oportunidade incrível que o Festival de livros de LA dá para aqueles que compartilham comigo o melhor dos hábitos: o amor pela leitura.
O campus da USC por si só é lindissimo e o passeio valeria a pena mesmo que não tivesse um evento rolando, mas motivados pelos livros, o programa se torna imperdível. Uma excelente oportunidade para reunir a familia, se divertir, ler, conhecer pessoas que compartilham do seu delicioso vício, sem gastar quase nada e ainda surtar ao ficar frente a frente com o seu ídolo.
Como foi nosso caso ontem, ao conhecermos o escritor John Greene.
Amanhã contaremos tudo para voces, sobre o surto desta fã, diante do criador deos personagens que marcaram a minha vida: Hazel Grace e Augustus Waters.
E, acho que eu devo “Culpar as Estrelas” por morar em LA mesmo. Foi uma constelação abençoada que me trouxe até a Cidade dos Anjos e me dá a oportunidade de conhecer pessoas como a Gabi e trabalhar em eventos como o Festival de Livros do LA Times.