Nos anos 80, enquanto a maioria das pessoas entravam em consórcio para comprar carro meu pai, que na época tinha uma Brasília, entrou num consórcio para comprar um video cassete. Ele sempre gostou de filmes e na minha casa sempre assistimos muita TV, mas mais que tudo papai é um visionário. Na era digital, é até engraçado imaginar a importância de um video cassete mas, em 1984, era um produto que tinha acabado de chegar no mercado do Brasil, ainda caríssimo, mas papai que sempre leu muito, deve ter ouvido falar da tal nova invenção que nos permitia gravar programas que passavam na TV para assistirmos depois. Uma revolução que ele não poderia deixar a gente de fora !
Sem dúvidas, um presentão para minha alma jovem, eu tinha então 12 anos e me lembro até hoje da felicidade que senti ao abrir a caixa do video cassete quando meu pai finalmente foi sorteado no tal consórcio e chegou em casa com o aparelho.
Eu que sempre amei televisão, agora tinha a oportunidade de gravar todos os meus programas que eu perdia quando estava na escola ou no curso de inglês. Melhor que isso, o video cassete virou motivo para reunir meus amigos em casa, como a maioria ainda não tinha o aparelho, a galera se aboletava na pequena (e quente) sala do nosso apartamento da Tijuca, no Rio de Janeiro, para assistir a filmes, clips e festivais de rock, que nós alugávamos na locadora da vizinhanca. O conceito era novo, até pouco antes, isso parecia coisa que a gente via só no desenho dos “Jetsons”. Mas os pais de vocês vão lembrar de como o video cassete fez diferença nas nossas vidas. Abriu um mundo de novas possibilidades, que hoje nos sao apresentadas diariamente graças à internet.
Meu pai nos deu (e dá ainda) muitos presentes ao longo da vida, mas certamente mais importante do que o valor material de cada um deles, foi perceber ao longo da caminhada todos os sacrifícios que ele fez, todas as coisas que ele deixou de fazer para ele mesmo, para permitir que nossos sonhos se tornassem realidade. Isso para mim é o que significa a palavra amor.
O video cassete durou muitos anos e foi motivo de muita festa lá em casa. Ainda hoje sou viciada em TV e apesar da ascenção da TV Digital volta e meia gravo meus shows favoritos, agora em DVD.
Outro dia quando estava programando o DVD, lembrei do papai, mais precisamente do dia que mexi no video cassete pela primeira vez, e à memória veio com uma carga de felicidade tão grande que resolvi compartilhar hoje, dia do aniversário do meu pai, essa nossa história com todos vocês.
Papai mostrou para gente o mundo, e nos criou para sermos pessoas antenadas e sempre trabalharmos para conquistar nossos objetivos. Ele sempre nos mostrou que as coisas não caem do céu e que precisamos lutar muito e não desistir jamais para atingirmos as nossas metas.
Talvez nao seja coincidencia que hoje, dia do seu aniversario, cada um de seus filhos esteja num pais diferente pensando nele. Ambos viajando pelo mundo, um mundo que ele nos ensinou a respeitar, a amar e a aprender com ele desde que somos criancas.
Desde do tempo que andávamos pela cidade de Brasília, passamos férias em João Pessoa, e os feriados em Itatiaia e desde que ele nos levou para ver a Estátua da Liberdade, em NY.
O video cassete foi um passo para abrirmos nossos horizontes, pois naqueles tempos tivemos acesso a muitos filmes e programas de TV de outros paises, e com as viagens meu pai nos deu a oportunidade de vivenciar tudo que estava em nossos livros de história. O que foi um privilégio e tanto!
Feliz Aniversário Pai, que Deus lhe abençõe com muita saúde, e que você continue apaixonado pelas novidades que o mundo lhe apresenta. Isso é um dom que poucos têm. Diogo e eu fomos abencoados com um pai que nos ensinou a não ter medo do novo e a estar sempre dispostos nos reinventar! Obrigada por tudo! Você é demais!