Por: Luana Mattos
Lauren Graham, a intérprete da nossa amada Lorelai Gilmore, deu um presentão para os fãs quando lançou o livro: “Falando o mais rápido que posso: De Gilmore Girls a Gilmore Girls e tudo no meio do caminho”, publicado no Brasil pela Editora Record. Luana Mattos, nossa colaboradora, fã de Lauren e das Gilmore Girls, conta pra gente neste post porque esta leitura é imperdível:
Introdução
Lorelai começa o livro, ops! Eu quis dizer, Lauren começa o livro contando sobre a sorte que teve de interpretar Lorelai Gilmore, uma personagem tão amada e querida pelo público, e compartilha a emoção de poder voltar a interpretar essa personagem 15 anos depois de tê-la representado pela primeira vez. O motivo pelo qual comecei esse parágrafo chamando a Lauren de Lorelai foi porque desde as primeiras frases do livro até as suas últimas é praticamente impossível separar a Lauren da Lorelai, essas duas personalidades têm mais em comum do que pensávamos, admito que gostaria de ter lido a versão original em inglês com as palavras da própria Lauren, mas a tradução feita pela Editora Record faz jus à voz tanto da autora quanto da sua personagem favorita: Lorelai Gilmore! Em “Falando o mais rápido que posso” você irá não somente ler mais palavras por segundo, como também irá se surpreender com as histórias engraçadíssimas e por vezes emocionantes que a Lauren divide com a gente nessa biografia. “Falando o mais rápido que posso” é literalmente um presente de Graham para os fãs, e no final dele você vai desejar dar um abraço bem forte nela e agradecê-la por ele.
Infância e Primeiros papéis
Lauren nasceu no Havaí, mas três semanas depois seus pais se mudaram para o Japão, (e têm algumas fotos muito fofas da Lauren quando era criança), ela começa o livro falando do relacionamento com seu pai, e como foi morar numa casa-barco e sobre porque ser uma criança que sabia ler antes do jardim de infância a fez se sentir especial e desconfortável ao mesmo tempo (só lendo pra entender). Nas páginas a seguir, ela compartilha como foram seus primeiros trabalhos, nos palcos e na vida. E é aí que algumas das histórias mais engraçadas aparecem! O humor da Lauren é muito bem descrito no livro, e você quase consegue ouvi-la contando as histórias.
Empregos inusitados:“No ensino médio, limpei estábulos em um celeiro que ficava no meu bairro e fui motorista de um ônibus escolar de acampamento de verão. Durante a faculdade servi mesas, fui lanterninha de um teatro Off-Broadway e passei noites de sábados em uma cadeira dobrável dentro de uma cabine como guardadora de volumes.” E esses foram apenas alguns dos empregos da Lauren. Ela sabe muito bem o significado da palavra trabalho!
Reassistindo Gilmore Girls
Na verdade Lauren não chegou a reassistir a série e sim assisti-la pela primeira vez, o que foi uma prova de amor dela pelos fãs. “Aprendi razoavelmente cedo que não sou uma daquelas atrizes que melhora assistindo a si mesma”. Esse é um dos motivos pelo qual Lauren não assistia aos episódios, o outro é porque se ela assistisse a todos os episódios, simplesmente, não teria tempo para gravá-los.
Ao assistir as sete temporadas de “Gilmore Girls”, Lauren compartilha suas lembranças e suas opiniões sobre como o mundo mudou desde então, sobre moda e cabelo e o que ela amou mais em cada temporada.
Peter Krause
O capitulo “Antes do meu cartão REI” é praticamente sobre os relacionamentos amorosos da Lauren, ou a não existência deles e sobre seu namoro de longa data com o ator Peter Krause. Ela compartilha como o conheceu em uma apresentação do SAG Awards e como o reencontrou 5 anos depois no set de “Parenthood”. O Peter na verdade não está em apenas um capítulo do livro, ele está em todo ele. O que mostra o quanto ele é importante da vida da Lauren (e cá entre nós, isso é muito fofo!).
Lições de vida
Assim como o Peter, as lições de vida que a Lauren compartilha com seus fãs estão em todas as paginas do livro. Desde conselhos do que não vestir e do que não fazer com o seu cabelo, ou a tabela alimentícia ultrassecreta de Hollywood –que ela gentilmente desenha para que a gente possa entender (e ainda assim é impossível), até reflexões profundas sobre relacionamentos, vida pessoal, e trabalho. Os conselhos da Lauren só perdem para os conselhos da Sra. Jackson, uma vovozinha de cabelos grisalhos que passa os dias em uma cadeira de balanço tricotando meias desconfortáveis, mas que é dona de uma sabedoria que vale a pena escutar!
Diário de Gilmore Girls: A Year in Life
Um dos arrependimentos de Lauren é não ter escrito um diário na primeira vez que gravou “Gilmore Girls”, erro que ela corrige no Revival. Nesse diário, Lauren compartilha várias curiosidades sobre o retorno da série e como foi voltar a Stars Hollow depois de tanto tempo.
As últimas quatro palavras e “Isso não está mais para um final aberto?”
A pergunta que todos nós fizemos ao ouvir as últimas quatro palavras também foi a mesma que Lauren fez quando as ouviu, e continua a fazer até hoje… “Gilmore Girls acabou de verdade. Quero dizer, acabou, não é? Sim. Acabou. Acabou mesmo. Mas, sério, você não acha que aquele final ficou meio aberto?”
E a resposta é: sim Lauren nós achamos! E torcemos para que tanto você quanto nós estejamos certos, e que o revival seja apenas o começo, e que possamos ver como será a vida de Luke e Lorelai casados (será que eles vão adotar um bebe?), e falando em bebê, como assim, Rory?! Quem é o pai, afinal?! Nós esperamos anos para ter “Gilmore Girls” de volta e merecemos respostas!
“Falando o mais rápido que posso” é uma leitura obrigatória para os fãs da série, mas também é uma ótima leitura para aqueles que gostam de saber todos os detalhes por trás das câmeras, embora isso “acabe” com o glamour das grandes produções, isso nos mostra que atores trabalham tanto quanto qualquer outro profissional. E que nem tudo se resume a fama e dinheiro, e sim a uma paixão real por contar histórias e tocar vidas!