Lawson é uma banda de pop-rock britânica contratada pela Polydor Records. A banda é formada por Andy Brown, Adam Pitts, Joel Peat e Ryan Fletcher, natural de Liverpool, Brighton, Nottingham e Sheffield, respectivamente. Em 25 de maio de 2012, lançaram seu single de estreia “When She Was Mine”.
A banda anteriormente se chamava The Grove. Esse primeiro nome veio de uma loja comercial nos Estados Unidos. Infelizmente os rapazes tiveram que alterar o nome da banda pois já havia um grupo com o mesmo nome.
Logo foi anunciado que o novo nome seria Lawson em tributo ao Doutor David Lawson, médico responsável pela cirurgia de remoção de um tumor no cérebro que o vocalista Andy Brown teve aos 19 anos.
Andy passou por uma experiência de quase morte e os médicos haviam dito que era praticamente impossível que ele saísse da mesa de cirurgia saudável. Ele poderia ficar cego, completamente surdo ou até mesmo sem andar. Infelizmente, como consequência do problema, Andy não escuta nada com o ouvido direito. O vocalista já afirmou que é bem difícil lidar com isso uma vez que ele não consegue ouvir música pelo modo Estereo, apenas pelo modo Mono, e tem sempre que estar protegendo o seu ouvido durante os shows.
A famosa logo da banda foi desenhada pelo baterista Adam Pitts com alguns rabiscos em um envelope. o A da “Lawson” na logo, simboliza a elevação da frequência cardíaca.
História
Ao terminar a escola de música, o baterista Adam começou a procurar um cantor/compositor. Ele entrou em contato com o vocalista Andy através de sua página do myspace e um pouco mais de 3 meses depois eles se encontraram em Londres. Andy apresentou Adam ao baixista Ryan Fletcher, que havia conhecido alguns anos antes na faculdade de música. Eles concordaram em formar uma banda, trazendo o guitarrista Joel Peat para completa-la. A banda começou a gravar o material no início de 2010, e sua gravação de estreia, “When She Was Mine”, se tornou uma das maiores canções classificadas no YouTube dentro de uma semana.
Eles logo começaram a fazer shows em todo o Reino Unido incluindo Wireless Festival e Ultrasound Festival. Em 2011 eles eram a banda de abertura de uma das maiores bandas pop britânica, a sensação The Wanted em sua Behind Bars Tour. Desde então se tornaram bons amigos. Além da The Wanted, os rapazes também apoiaram The Saturdays na All Fired Up tour, em 2011. Em 27 de julho de 2011 assinaram contrato com a Polydor Records e no dia 8 de setembro de 2011 deram a notícia ao seu público. A banda afirma que “Standing In The Dark”, que veio a ser o seu terceiro single já em 2012, foi essencial para que a gravadora decidisse assinar com eles. Desde então, a canção se tornou a queridinha do grupo e dos fãs.
Depois de assinar com a grande gravadora, Lawson abriu shows para artistas como Will Young, Avril Lavigne, e novamente para The Wanted na turnê The Code. Eles fizeram uma turnê própria em janeiro de 2012, ainda sem um próprio material de estúdio, e apoiaram Westlife nas datas finais de sua turnê de despedida em Croke Park, Dublin. Eles também foram adicionados ao T In The Park para 2012.
2012 foi realmente o ano da Lawson. Com o primeiro álbum, “Chapman Square”, lançado em 22 de outubro tendo quatro singles sendo eles “When She Was Mine”, “Taking Over Me”, “Standing In The Dark” e “Learn To Love Again”, a banda conseguiu altas posições em Charts e participações em grandes festivais britânicos como o Summertime Ball.
Chapman Square é um álbum inteiramente sobre Mollie King, integrante da banda The Saturdays e ex-namorada do Andy. O cantor sempre foi claro quanto a inspiração do álbum e afirma que Mollie sabia da existência e gostava do mesmo. A praça Chapman (Chapman Square) foi o primeiro local onde os rapazes tocaram juntos como banda. O álbum é disco de platina dupla.
Em 2013, Lawson resolveu relançar o seu primeiro álbum e assim surgiu o Chapman Square: Chapter II com algumas novas músicas. Juliet e Brokenhearted, essa última com a participação do rapper B.o.B., foram os singles lançados desse álbum.
No início de 2014, Lawson já havia voltado ao estúdio para escrever e gravar algumas novas canções quando em uma noite com alguns amigos em Liverpool, voltando de um jogo de futebol e em clima de comemoração, Andy bebeu em um copo onde algum estranho havia adicionado algo em sua bebida e isso resultou em uma insuficiência hepática. Durante as semanas seguintes ele mal conseguia andar, comer ou sequer sair da cama. O rapaz teve que se submeter a um transplante extremamente arriscado e foi avisado de antemão que nem todos os pacientes sobreviviam naquela situação. Essa situação atrasou o lançamento do álbum, o que deixou os fãs indignados e preocupados pois em nenhum momento a banda deu notícia sobre a situação.
Felizmente tudo ocorreu bem e em 2015 Lawson lançou um EP auto-intitulado com músicas novas como “Under The Sun”, “We Are Kings” e “Roads” que viria a ser o carro chefe do álbum Perspective lançado agora em 2016.
E finalmente, depois de quase quatro anos o Perspective, segundo álbum de estúdio da banda, já está entre nós. O álbum é muito mais maduro que o Chapman Square, tanto nas letras quanto nas melodias em si. Há músicas para todo tipo de gosto e momento. Músicas muito emocionantes e umas que dão vontade de dançar como se não houvesse o amanhã. Destaque para “Only Water”, “I Look Anyway” e “Love & War”. São canções extremamente belíssimas que valem a pena ser ouvidas.
Andy disse aos fãs que “o primeiro álbum era sobre perder o amor e o segundo é sobre encontrá-lo” com isso dito, lançaram “Where My Love Goes” como single do Perspective. No clipe, Andy convida a sua namorada Joey McDowall, que trabalha como fotógrafa, para tirar algumas fotos dos bastidores e no meio da canção eles param de tocar para que Andy peça Joey em casamento. É muito emocionante e vale a pena ser visto.
O Lawson Brasil com a ajuda dos poucos porém muito dedicados fãs da banda, realiza campanhas de divulgação constantemente e já conseguimos colocar clipes em programas de TV e músicas em rádios. Além de divulgação, realizamos pequenos projetos para mostrar a banda que nos importamos e isso resultou em um carinho deles muito grande pelo país. Ganhamos até uma música chamada “Rio” no novo álbum, que é a música perfeita para as baladas. Muito dançante, impossível não viciar.
“Nós queremos ser levados a sério porque somos uma banda digna de confiança”
Escrevendo as suas próprias canções sobre assuntos pessoais, Lawson vem se mostrando de um potencial e talento indescritível. Além de super ativos em suas redes sociais e possuírem uma grande relação com os fãs.
Lawson ensinou aos fãs muita coisa e por esse motivo conquistam a todos por onde quer que passam.
“Nós podemos mover montanhas, podemos fazer a mudança”
Garanto que essa banda fará uma grande mudança em sua vida!
https://www.youtube.com/LawsonVEVO
https://www.facebook.com/lawsonofficial
https://twitter.com/LawsonOfficial
https://twitter.com/LawsonAdam
https://twitter.com/LawsonAndy
https://twitter.com/LawsonJoel
https://twitter.com/LawsonRyan
Twitter: @LawsonBrasilCom | FB: fb.com/LawsonBrasil