Meus caros amigos fãs brasileiros (de todos os fandoms):
Sou totalmente pró fã! Eu nasci fã de tudo: artista, série, filme. Fui obcecada pelo Menudo, um grupo famoso nos anos 80, fiz meu trabalho de conclusão de curso na faculdade de Comunicação sobre fã e ídolo e um dos capítulos foi dedicado a minha diva Madonna.
Não tem nada que me orgulhe mais do que representar os fãs brasileiros diante dos nossos ídolos quando os encontro em LA ou em NY. Já falei do Brasil com Demi, Fifth Harmony, John Green, Shai, Nat Wolf, Joe, Nick Jonas, Kristen Stewart e Robert Pattison, isso só para mencionar alguns poucos da minha longa lista. Faço o impossível para defender os fãs, independente do seu fandom. Ser fã pra mim é algo sagrado!
Mas ando bem triste, decepcionada, para não dizer chocada, com alguns comentários de pessoas, que se dizem fãs, nas redes sociais de seus ídolos, especialmente no que diz respeito a vida amorosa deles. São fãs de todas as partes do mundo que me frustram, mas fico ainda mais magoada quando leio os comentários em português.
Acho o máximo a gente curtir o trabalho de alguém, e admirar a pessoa que conhecemos através das entrevistas, mas isso não da o direito a ninguém de manifestar qualquer opinião negativa a respeito do ser humano que esta por trás do profissional.
Eu já escrevi sobre isso algumas vezes, mas essa semana realmente fiquei apavorada ao ver a reação dos fãs a uma série de fotos tiradas por paparazzo de Dakota Johnson e Matt Hitt, em Nova York.
Primeiro que coitada da Dakota, que já tem que conviver com esta invasão de privacidade, e mais que isso receber a energia dos comentários negativos em seu Instagram.
O século XXI é tão fantástico pelo fato que nos aproximou dos nossos ídolos através das redes sociais, ao mesmo tempo, está trazendo à tona o pior das pessoas, o lado mais mal educado, mais negro. E isso não é com a Dakota só não, praticamente com todas as celebridades.
Por essas e outras, eu entendo perfeitamente aquelas que se mantêm a milhas de distância do Twitter, Facebook e Instagram. Ruim para elas, porque essas ferramentas estão crescendo tanto que uma hora elas não vão conseguir mais evitar, mas péssimo mesmo para a maioria dos fãs que são educados, queridos e que mandam energia positiva e carinho para quem admiram. Lamento muito que os comentários nocivos e opinativos, algumas vezes ofusquem o brilho dos comentários super amorosos.
Mas sou daquelas que ainda têm muita esperança na humanidade. Eu acredito que as pessoas podem amadurecer e mudar (isso gente de qualquer idade, porque não é só adolescente que faz comentário maldoso não, muitos adultos também, o que torna a situação ainda mais patética.)
A definição da palavra fã no dicionário Aurélio é:
1 Indivíduo que admira entusiasticamente uma figura pública, geralmente do mundo do espetáculo.
2 Pessoa que nutre grande admiração por alguém ou alguma coisa.
E só para constar o significado de ADMIRAÇÃO é: Sentimento agradável que se apodera do ânimo ao ver coisa extraordinária, bela ou inesperada.
Vamos destacar a palavra AGRADÁVEL, ou seja, se você é fã e vai fazer um comentário sobre a vida pessoal da pessoa que diz que admira, então obrigatoriamente tem que ser gentil e AGRADÁVEL. Lembre-se que o que você conhece é um personagem, um cantor, através da mídia não o ser humano, mas e uma pessoa que está ali lendo o que você escreveu e ela merece ser respeitada, especialmente se você diz que a admira.
Eu trabalho no entretenimento há anos e de fato conheço muitas dessas pessoas e sei o quão nocivo pode ser para elas receber este tipo de energia. Você não quer isso pra você, e teoricamente para ninguém que você ama, então vamos repensar o que escrevemos e como nos comportamos nas redes sociais.
Além do mais, muitas pessoas se escondem atras de um usuário que não e o seu nome verdadeiro. Um ato de covardia, pois ate a opinião delas neste caso esta mascarada atrás de um pseudônimo ou um fã site e isso é um problema sério de caráter, que também deve e pode ser repensado.
Eu entendo como é divertido ser parte de um fandom e trocar figurinhas sobre seus ídolos, além de trabalhar com isso, eu fiz e faço até hoje parte de vários, mas é importante lembrar que temos que focar em solucionar a nossa própria vida amorosa, os nossos próprios problemas antes de sair por aí ditando regras pros outros. Sei que é mais fácil discutir a vida alheia do que tomar atitudes para resolver a nossa própria jornada. Mas viver de conceitos e ilusões é muito vazio, melhor sair e de fato correr atrás para realizar seus próprios objetivos.
E um dos meus propósitos é continuar representando com todo o orgulho do mundo o Brasil em Hollywood e nos EUA, mas eu preciso da ajuda de vocês, vamos juntos acabar com o disse me disse e os comentários maldosos nas redes sociais dos nossos ídolos e focar em acompanhar e admirar o excelente trabalho que eles fazem no cinema, na TV, e na música.
Conto com o apoio de vocês.
Beijo carinhoso
Tia Claudinha
Gostei da sua matéria e também gostaria ver mais sobre esse assunto.Foi bastante interessante e realmente é o que esta acontecendo nos dias de hoje.
Tenho acompanhado a repercussão desse reatamento de namoro da Dakota e do Matt por gostar do casal e para ver a parte mais maluca e maldosa do fandom desesperada e inventando mil justificativas, mas alguns passaram de todos os limites. O desrespeito é de chorar. E ainda fazem mil comentários homofóbicos. Pior ainda é a Amelia Warner, esposa do Jamie Dornan, que é praticamente satan encarnado para alguns desses “fãs” mais obcecados. Não vejo a hora de a trilogia chegar ao fim. O que era algo divertido e empolgante está perdendo a graça cada vez mais.
não se trata de JD, trata-se de Dakota que recebe a maior parte do ódio de seus fãs e os fãs ” esposa ” . Damies são fãs Jamie Dornan e estes últimos dias tem provado isso. Enquanto os fãs nunca visto Matt como uma ameaça , porque eles não são casados estão agora em um estado de pânico. Uma coisa a insultar Matt , mas Dakota bem e eu nunca vi Jamie ser atacado quando sua esposa ficou grávida de novo e eles compraram uma casa, mas nunca o seu Jamie perfeita fica abusado única Dakota, Matt e esposa de JD . Eles são nojentos criaturas sem moral ou um senso de realidade . Estou certo de Dakota não pode esperar para ser feito com estes filme e os fãs desagradáveis de Jamie!
Como fãs de JD e DJ , temos que nos lembrar sempre que eles estão desempenhando papéis seja na TV ou no Cinema. Que bom ,que eles têm vida pessoal , e buscam ser felizes. Não nos cabe julga-los.em suascescolhas , mascdesejar que sejam felizes, e que desempenhando bem seus papeis, facam filmes legs is e possamos ve-los sempre atuando. Amem seus idolos.