No Brasil é comum as famílias se reunirem à mesa para o tradicional almoço de domingo, o cardápio varia de família para família, ou pela ocasião. Na casa da minha mãe por exemplo, tem dias que a refeição é a tradicional macarronada italiana, em outras ocasiões é o bacalhau português, ou em dias chuvosos, uma deliciosa feijoada, enquanto nos dias quentes do verão carioca, saboreamos um típico churrasco na varanda.
Aqui nos EUA, independente da estação ou do clima, a refeição tradicional de domingo é o brunch, que tem este nome por ser servida entre o breakfast (café da manhã) e o lunch (almoço), ou seja, entre 11h e 14h.
http://www.flickr.com/photos/claudiaciuffo/6513564125/
O termo brunch foi publicado pela primeira vez em um suplemento do dicionário Oxford em 1896, citando um artigo publicado na revista inglesa Punch em 1895. A matéria dizia que foi uma refeição criada para os boêmios do sábado. O cardápio do brunch é mais leve que um almoço regado à comidas gordurosas e segundo a revista seria perfeito para ser saboreado depois da Igreja. (Fonte: Wikipidia.org)
A moda realmente atravessou os séculos e até hoje as famílias, grupos de amigos e casais de namorados lotam todos os restaurantes do país para tomar o brunch. No cardápio não pode faltar ovos, bacon, pão, café, frios, frutas, tortas (salgadas e doces), sucos, saladas, e em alguns lugares pratos de carne, peixe e frango também são servidos. Para os maiores de 21 anos, a mimosa é a bebida indispensável. O suco de laranja com champagne é doce, refrescante e leve. Tudo que precisamos para começar bem o domingão!
O brunch é a minha refeição predileta nos EUA. E como os restaurantes das mais diferentes nacionalidades aderem à cultura americana e servem brunch no final de semana, gosto de variar o quanto posso, de certa forma, me dá a sensação que estou fazendo uma volta ao mundo sem sair de Los Angeles.
http://www.flickr.com/photos/claudiaciuffo/6513546817/
Publicado no Tumblr do Hollywood é Aqui em dezembro de 2011: http://tmblr.co/ZDv8CxDLvTzS
Especial Brunch – Faça o seu também
No último final de semana, meu brunch foi para lá de especial. Por sugestão de Seda, uma querida amiga turca, fomos prestigiar o mais novo restaurante de sua nacionalidade em LA, o Mama’s Secret Bakery
Eu já tinha experimentado o delicioso café da manhã turco, em um restaurante em Nova Iorque, mas esse foi mais caprichado. Além disso, o local é decorado com muitas obras de arte, totalmente alto astral. Elegante, sem ser formal. Perfeito para uma manhã de domingo. O interessante é que nestas oportunidades descobrimos as peculiaridades da gastronomia de cada país. Na Turquia, azeitona é parte essencial do café da manhã, por exemplo. Mas, o destaque ficou para o chá. Eu que não sou muito fã, fiquei apaixonada. Escrevendo agora me deu até água na boca. Vou voltar lá em breve, pois este é do ladinho da minha casa.
Mas, se você está naquela época do mês em que o orçamento está apertado, o jeito é preparar um brunch em casa. É divertido, barato e uma ótima desculpa para reunir os amigos. O chef Renato Barone dá algumas dicas exclusivas para os leitores do Hollywood é Aqui.
Bom Claudinha, vamos lá!
Como o bruch é uma refeição que mistura o café da manhã com o almoço, teremos pratos que representam esses dois cardápios. Não podem faltar os pães, frios, queijos, ovos (omelete ou ovos mexidos), frutas e bolos, como também as saladas e pratos quentes.
Muitas dessas coisas nos já compramos prontas (frios/queijos/geleias/pães…), mas é sempre interessante dar um toque pessoal e regional, pois cada lugar tem seus pratos típicos.
Para facilitar e não ficarmos loucos por não encontrar os ítens no mercado, aqui vão umas ideias rápidas e práticas.
Publicado no Tumblr do Hollywood é Aqui em dezembro de 2011: http://tmblr.co/ZDv8CxDQdX33