Nosso convidado especial, Alex Gama, compartilha dicas de como aprender inglês, sem gastar fortunas em cursos. Aliás, servem para o aprendizado de qualquer idioma estrangeiro. Confiram:
Por: Alex Gama
Primeiramente gostaria de agradecer o convite de Claudia e gostaria de aproveitar a oportunidade para expor quais as principais técnicas e métodos que vocês podem estar utilizando para aprender inglês.
Quando comecei a minha jornada rumo à fluência da língua inglesa, eu não encontrei no início de meus estudos estas técnicas para me auxiliar no processo de aprendizado e confesso que tive vontade de desistir dos meus objetivos, porque as dificuldades eram imensas. E ainda há casos piores, por exemplo, daqueles que aprenderam inglês nos anos 80 e 90. Naquela época, a tecnologia não era tão desenvolvida. Para se praticar inglês sozinho, era necessário comprar os fascículos mensais das revistas que vinham com fitas cassetes. A qualidade do som era muito ruim. Se quisessem assistir um filme, teriam que ir a algum cinema e novamente a qualidade do som era terrível. Então podemos imaginar como era a vida dos estudantes de inglês daquelas décadas.
Hoje, no entanto, dispomos das mais variadas ferramentas para estudar inglês. A alta tecnologia nos permite ter acesso ao mais alto nível de qualidade de materiais. Pela internet podemos assistir a filmes, ouvir podcasts e audiobooks, temos acesso a notícias em inglês do mundo todo. Para podermos refinar estes recursos devemos aplicar algumas técnicas e com isto iremos extrair o máximo que pudermos destas ferramentas.
Estas técnicas são simples e fáceis de serem implementadas por vocês nos seus estudos diários. Estudar inglês sozinho pode nos trazer uma certa comodidade, como por exemplo. temos o horário flexível, não somos obrigados a cumprir horas fixas de estudo. Isto pode ser bom, mas também tem seu lado ruim porque pode nos dispersar dos nossos objetivos. Então, é muito importante sermos disciplinados e determinados em seguir fielmente as nossas metas.
Adorei, vou tentar seguir.