Por: Luana Mattos
Depois de derramar todas as lágrimas com o fatídico final de “Como Eu Era Antes de Você”, lá estava eu inconformada, mas tentando seguir em frente… E justo quando eu pensava que Jojo Moyes não poderia me fazer lamentar mais ainda a perda de Will, decido ler a sequência do livro, apenas para descobrir que sim, Jojo Moyes ainda iria me fazer chorar.
Em “Depois de Você”, como já era de se esperar, nossa querida Lou está arrasada com a morte prematura e trágica de Will. Os traumas de assistir sua morte sem poder fazer ou dizer nada a marcaram de uma forma indescritível. Se no final de “Como Eu Era Antes de Você” nós pensávamos que a Lou iria seguir em frente, voltar a estudar e se aventurar mundo afora, “Depois de Você”, vem como um lembrete de que a vida não é um conto de fadas, muito menos depois que seu príncipe encantado desiste de viver.
“Depois de Você”, continuação de “Como Eu Era Antes de Você”, dá sequência à história de Lou Clark. Morando em um flat em Londres, ela trabalha agora como garçonete em um pub no aeroporto. Certo dia, após beber muito, Lou cai do terraço. O terrível acidente a obriga a voltar para a casa de sua família, mas também a permite conhecer Sam Fielding, um paramédico cujo trabalho é lidar com a vida e a morte, a única pessoa que parece capaz de compreendê-la. Ao se recuperar, Lou sabe que precisa dar uma guinada na própria história e acaba entrando para um grupo de terapia de luto. Os membros compartilham sabedoria, risadas, frustrações e biscoitos horrorosos, além de a incentivarem a investir em Sam. Tudo parece começar a se encaixar, quando alguém do passado de Will surge e atrapalha os planos de Lou, levando-a a um futuro totalmente diferente.” Fonte: Editora Intrínseca
Assim como um acidente deu início a uma nova fase na vida de Will Traynor, outro acidente pode mudar o rumo das coisas na vida de Louisa Clark, isso é claro, se ela aceitar que a vida continua e que amar outra pessoa não diminuirá o amor que ela sente por Will.
Escrever esse livro não estava nos planos de Jojo, mas assim como a Lou não saiu das nossas cabeças após lermos a ultima página de “Como Eu Era Antes de Você”, ela também não saiu da cabeça de Jojo que pode reviver toda essa história ao escrever o script da adaptação cinematográfica do livro (que estreia dia 16 de junho no Brasil!), foi dai que surgiu a ideia de dar continuidade à história, porque uma pergunta ainda pairava no ar, “O que acontece agora?”, essa indagação somada a todos os “e ses” que surgem após uma perda deu origem a sequencia tão requisitada pelos fãs.
Quanto a minha opinião sobre o livro, confesso que esperava algo diferente no começo, mas como escritora eu sei que nem sempre temos poder sobre nossas personagens que insistem em firmar suas identidades a qualquer custo, Lou não é a mesma Lou que conhecemos, mas isso não quer dizer que ela tenha mudado na essência, o que acontece em “Depois de Você” é que vemos uma Lou que nunca se permitiu desistir, deixando-se afogar em um vale de depressão, e quando ela está prestes a dar o último suspiro tudo muda e a história ganha outro rumo.
“Depois de Você” aborda temas como: as dificuldades de seguir em frente, recomeços, segundas chances e perdão. Mas se você espera um conto de fadas e um final perfeito esse livro não atenderá suas expectativas, Jojo Moyes já provou ser uma escritora contemporânea que sabe como encontrar beleza nos dramas do cotidiano.