Antes de vir morar na Califórnia eu nunca tinha ouvido falar do Death Valley. Na realidade, como a maioria dos turistas brasileiros, a primeira vez que fui a Las Vegas visitei o Grand Canyon (que fica em torno de 5 horas de carro da cidade), que é lindíssimo também, mas sem saber que mais perto da “Sin City” (Cidade do Pecado) estava um dos lugares mais fascinantes do planeta Terra. O “Vale da Morte” (que fica a aproximadamente 2 horas de carro de Vegas) é o ponto mais baixo dos EUA, e também onde podemos admirar o céu mais lindo do país, graças à ausência da poluição, o que nos faz sentir mais perto das estrelas e de Deus.
A minha paixão por este deserto onde crescem flores a cada 10 anos foi tão grande que estive lá três vezes em menos de um ano. Como cresci num país tropical, como a maioria de vocês, o deserto sempre foi um daqueles personagens misteriosos que habitavam meu livro de geografia e “oásis” sempre foi uma palavra interessante, mas metáfora que representa “o respiro de prazer” numa situação desagradável.
Acampei em minhas primeiras visitas ao Parque Nacional Death Valley, o que foi uma aventura excelente, mas quando passei o feriado de Memorial Day (em homenagem aos soldados que lutam na guerra nos EUA), na última semana de maio no Rancho do Furnace Creek Resort, pela primeira vez na minha vida eu entendi de fato o significado da palavra oásis (“a água no deserto”).
Fui recebida carinhosamente pela competente e prestativa equipe do hotel que mais parece um cenário de um filme de cowboy 5 estrelas, com três restaurantes, loja de conveniência, área de lazer, museu (onde você pode conhecer um pouco mais a história do local e ainda fazer piquenique) e aposentos de castelo. Fiquei num quarto grande, confortável, com ar-condicionado, TV a cabo e acesso à internet, e a porta da varanda de onde podia admirar as palmeiras, ficava a poucos passos da piscina que representa “vida”, especialmente após um longo dia de passeio pelos principais pontos turísticos do Vale da Morte, no clima árido do deserto.
Passei dias inesquecíveis curtindo meu oásis e ainda tive a honra de fazer uma visita especial ao “Inn” uma opção de hospedagem pra quem curte não só conforto como também quer viver de perto a história do Death Valley. Esta propriedade faz parte do Furnace Resort e o Rancho fica próximo as atrações mais famosas do Parque (Dante View, Zabriskie Point, Artist’s Drive, Devil’s Golf Course, Badwater Basin entre outros).
O Furnace Creek Inn foi construído em 1927 pela empresa Pacific Coast Borax com o intuito de salvar a sua estrada de ferro no Vale da Morte. Foi inaugurado dia 01 de fevereiro de 1927, com 12 quartos, uma sala de jantar e o lobby. Nos oito anos seguintes o hotel foi ampliado até que em 1935, chegou aos 66 quartos que tem até hoje. Projetado pelo famoso arquiteto Albert C. Martin e pelo paisagista Daniel Hull os quartos do hotel tem uma vista espetacular do Death Valley e das montanhas de Panamint, que no inverno ficam cobertas de neve. A piscina é de água natural, que também irriga os belíssimos jardins, onde você pode relaxar depois de horas explorando as maravilhas da região.
O “Inn” é o recanto dos famosos no Death Valley e se você está curtindo umas férias em Nevada com sua família, amigos ou mesmo sozinho e procura um lugar confortável, com um visual diferente para relaxar da loucura de Vegas, e sentir o gostinho de ser tratado como uma celebridade de Hollywood, o “Inn” é o seu destino perfeito.
Já se você prefere um cantinho mais informal, mas igualmente confortável e divertido, o Rancho está ali do lado.
E se você estiver fazendo a sua “road trip” explorando a bela Cali, inclua Death Valley em seu roteiro. Apesar de mais perto do estado de Nevada, o parque fica mesmo na Califórnia e a viagem de aproximadamente 4 horas de Los Angeles até lá vale tão a pena como a visita ao parque em si.
Então atenção turistas brasileiros, agora que vocês já sabem que têm um oásis espetacular para se hospedar no Vale da Morte, aproveitem para tirar o deserto do seu livro de geografia e transformá-lo no seu próximo destino de férias, que é ainda mais deslumbrante e misterioso que vocês imaginam.
Para mais informações sobre reserva no “INN” – Furnace Creek Resort acesse:
E no Rancho – Furnace Creek Resort:
Minhas outras visitas a Death Valley. Saiba como o Vale da Morte conquistou a minha vida: