Deadline Contenders: Annette Bening fala de sua entrega ao filmar o longa Nyad

Eu já tinha estado com Annette Bening em outros eventos, mas é sempre um prazer rever esse ícone. Ela é tão simpática como é talentosa.

Nosso último encontro foi no Deadline Contenders, no painel do filme “Nyad”, em que ela interpreta a nadadora Diana Nyad e divide a cena com a incrível Jodie Foster. Esse é um daqueles projetos que a atuação das atrizes é melhor que o filme. A performance de Annette e Jodie foi tão brilhante que lhes rendeu indicações ao Oscar, nas categorias melhor atriz e melhor atriz coadjuvante, respectivamente.

“Nyad” é o primeiro filme dirigido pelos documentaristas vencedores do Oscar, Elizabeth Chai Vasarhelyi e Jimmy Chin, inspirado na verdadeira história da nadadora americana Diana Nyad. O longa narra um momento importante da carreira da atleta que, aos 60 anos, desafiou as probabilidades de se tornar a primeira pessoa a completar uma viagem de 161 km em 53 horas, de Cuba à Flórida, em pleno alto mar. Auxiliada por Bonnie Stoll (Jodie Foster) sua melhor amiga e uma equipe de 35 apoiadores dedicados, Nyad (Annette Bening) pretende nadar através de águas-vivas venenosas e águas infestadas de tubarões para completar sua missão, ultrapassando todos os limites e mostrando sua capacidade para os que duvidaram dela. Fonte: https://www.adorocinema.com/filmes/filme-290953/

 

Compartilhamos os destaques desse delicioso papo que contou também com a presença da codiretora Elizabeth. Imperdível conferir:

Elizabeth: “Quando eu e Jimmy lemos o roteiro, pensamos na Annette de cara. Mas não tínhamos ideia de como ela ia responder ao convite, era o nosso sonho, porque nós queríamos uma atriz que fosse mesmo da faixa etária da Nyad e sabíamos que Annette ia ser perfeita. Vibramos muito quando ela aceitou, porque aí sabíamos que, sendo ela a protagonista, nós faríamos o filme que gostaríamos de fazer.

Foi uma benção ter Annette e Jodie Foster como parceiras nesse projeto.”

Annette: “Eu li o roteiro e adorei. Sabia que a Elizabeth e o Jimmy iriam dirigir e eu já era fã dos documentários deles, então eu disse sim imediatamente. Não pensei que teria que nadar, usar maiô, nada disso. Eu sou atlética e estou em boa forma, mas eu nunca tinha nadado de verdade e aí um dia eu entrei na piscina pra começar a treinar e, sem brincadeira, eu chorei. Porque aí a minha ficha caiu que eu teria que aprender a nadar profissionalmente, como a Diana Nyad. Mas eu já tinha abraçado o desafio, e eu adoro um desafio. Contratei uma treinadora maravilhosa, que é campeã olímpica e daí pra frente foi só treinar, treinar, treinar. Passei a amar a piscina, me apaixonei pela natação, além de ser um exercício maravilhoso.”

Elizabeth: “A maior parte do filme nós rodamos numa piscina, porque no mar aberto é muito difícil e perigoso. Eu, Jimmy (o codiretor) e o câmera, filmamos algumas cenas no alto mar, o que foi divertido, pegamos peixes, mas foi rápido porque realmente é complicado.

Diana é uma inspiração porque desde jovem ela tinha o objetivo de fazer essa travessia de Cuba a Miami, ela tentou quando tinha 20 anos e não conseguiu. Ela podia ter desistido, mas ao contrário, um dia ela acordou aos 60 anos e disse que ia alcançar seu objetivo, porque ela podia não ter mais o corpo jovem, mas tinha a mente mais madura e afirmou que sua mente iria ajudá-la a cumprir essa missão. E ela conseguiu. Sensacional!”

Annette: “Eu duvidei que a Jodie fosse topar fazer esse filme, não sei porque, mas duvidei, até a Liz e o Jimmy me falarem que ela estava interessada. Marcamos uma conversa e ela tinha muitas ideias, achei ótimo e, tanto eu, como os diretores, acatamos as suas sugestões. Jodie não é só inteligente e talentosa, ela é muito humilde e divertida. Isso sem contar que ela trabalha no entretenimento há 57 anos. Outro dia ela me contou que foi mordida por um leão num set quando era criança. Ela passou por tudo nessa indústria. Eu me sinto muito sortuda por ela ter topado fazer o filme, quando ela disse sim eu tive ainda mais certeza que seria especial.”

Nyad é realmente uma história de superação e conquista de um objetivo que parecia impossível de ser alcançado. O filme está disponível na Netflix e, sem dúvidas, a jornada de Diana Nyad, essa nadadora determinada, é uma injeção de energia para todas as gerações!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *