De Estrela em Ascensão para Exemplo de Vida: Carreira da cantora Alexz Johnson é lição na busca por sonhos

Por: Raquel Zambon

“Esta caixa de mensagens está cheia e não pode aceitar mensagens neste momento. Até breve.”

Algo me diz que a mensagem impessoal da operadora Verizon é uma constante na vida da cantora e compositora canadense Alexz Johnson. Desde que ela optou por tomar as rédeas da sua carreira musical, tempo se tornou um recurso escasso. “Eu sou apenas uma pessoa. É muita pressão”, ela afirma com a simplicidade de uma garota comum.

Comum, no entanto, não é uma palavra para descrever esta artista de 29 anos. Sexta filha (entre dez irmãos) em uma família de Vancouver que sempre apreciou as artes, Johnson lembra-se de cantar desde que tinha apenas três anos de idade. As portas para a fama se abriram em 2004, quando ela conquistou o papel principal no seriado canadense “Instant Star”. O seriado, que foi exibido no Brasil pelo canal Multishow, teve quatro temporadas de sucesso e deu a Johnson sua primeira oportunidade de mostrar seu talento como cantora e compositora.

O talento de Johnson atraiu a atenção de duas grandes gravadoras. Ela assinou contrato com a Capital Records em 2005 e com a Sony Records em 2008, mas este provou ser um caminho de pouca sorte para a cantora. “Eu fui jogada para escanteio”, ela explica sobre a decisão de deixar o mundo das gravadoras.

Alexz_Johnson1

A decisão veio com o alto preço de um álbum já finalizado, que ficou para trás como propriedade da gravadora Epic (parte do grupo Sony). “Eu senti que estava perdendo um filho. A minha música é o meu bebê, entende? Mas eu sabia que tinha que me mover, tinha de continuar… E foi isso que eu fiz”.

Ao final dos contratos, Johnson decidiu buscar uma carreira musical fora do mercado de gravadoras. “Eu decidi seguir na batida da minha própria música”, ela diz. Tomar as rédeas de sua carreira não foi um caminho fácil e trouxe diversas opiniões externas: “Algumas pessoas me disseram para buscar outra gravadora, ir atrás de outro contrato… Mas as pessoas que me conhecem de verdade me disseram para ser feliz com a minha própria música”.

Em constante evolução, o mercado de música logo apresentou uma oportunidade imperdível para Johnson através da internet e das mídias sociais: “Ninguém nunca havia usado a plataforma Kickstarter para uma turnê antes e eu visualizei um cenário de tentativa e erro… Eu tinha que tentar”.

A atitude de “correr atrás” da cantora provou ser um sucesso. Através da plataforma de financiamento para projetos criativos, ela conseguiu o apoio de cerca de mil fãs, que arrecadaram 67 mil dólares para a turnê do CD Skipping Stone nos EUA em 2014. Johnson lembra que não conseguia acreditar no apoio que seus fãs estavam lhe dando e reconhece o Kickstarter como um divisor de águas em sua carreira: “É incrível. É um belo círculo, em que os fãs apoiam o artista e ganham novas músicas em retorno. Eu não tenho uma gravadora, então, esta é a única forma com que posso trabalhar”, ela afirma.

Alexz_Johnson2

A cantora iniciou um novo projeto Kickstarter em 2015 para financiar uma turnê no América do Sul e México. O Brasil era um dos principais objetivos desta turnê. Infelizmente, ela arrecadou apenas 5 mil dólares do valor total de 35 mil. Johnson acredita que os problemas econômicos enfrentados por alguns países da América do Sul foram os culpados por este resultado. “Mas eu nunca vou parar de tentar, nunca vou desistir dos meus fãs”, ela afirma, transparecendo positividade em sua voz.

O suporte da família, dos amigos e fãs é a maior razão para que Johnson sempre veja o lado positivo das situações que vive. Entretanto, ela reconhece que o caminho de carreira incomum que escolheu tem grandes desafios: “Eu sou uma artista indie e existe muita pressão… Eu não tenho uma gravadora para me apoiar e certamento cometo erros. Meus fãs esperam muito de mim! Eu sou responsável pelos meus próprios canais de mídia social e faço tudo sozinha… Meus fãs me comparam com grandes estrelas e eu sou somente uma cantora indie. Eu não tenho o mesmo time que estrelas como Demi Lovato ou Taylor Swift têm para apoiá-las… Mas eu me sinto bem com isso”.

É esta energia positiva que Alexz Johnson está trazendo para seu novo projeto. A artista está trabalhando em um álbum de duetos originais com o amigo Bleu McAuley e já tem shows agendados em Boston e New York. Ela também pretende gravar um novo álbum solo em breve: “Eu quero fazer um novo álbum, mas quero fazer da maneira certa”. Por maneira certa, ela quer dizer sem prazos, sem pressão e sem regras estabelecidas por outros… Apenas boa música pelo amor à música. Os fãs do mundo todo certamente estão ansiosos pelos próximos passos da carreira da cantora!

“Continue correndo atrás de seus sonhos, você vai conquistá-los” foi a última coisa que Alexz Johnson me disse antes de encerrarmos a nossa entrevista. Seguindo um exemplo tão incrível como o dela, tenho a certeza de que todos são capazes de fazer o mesmo.

 

 

bio_raquel_zambon

Um comentário sobre “De Estrela em Ascensão para Exemplo de Vida: Carreira da cantora Alexz Johnson é lição na busca por sonhos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *