Assim como em todas as cidades grandes que eu conheço, a comidinha mais saborosa, os passeios mais interessantes, o povo mais simpático e as raízes de um lugar, estão no subúrbio e na periferia.
É assim no Rio, São Paulo e não seria diferente em Los Angeles.
“A Grande Muralha” é um dos pontos turísticos mais importantes da cidade de LA, e um dos maiores e mais respeitados símbolos da cultura inter-racial nos EUA.
Como fica em San Fernando Valley (o subúrbio) muitos turistas nunca ouviram falar. Mas a nossa coluna “Além do Script” tem a honra de lhes apresentar este marco. É um programa gratuito e imperdível. Você pode conhecer a história da Califórnia através dos belíssimos painéis que compõe a muralha. Desde a colonização até os anos 50. Um trabalho espetacular, especialmente para quem curte arte de rua. Foi iniciado em 1974 e cerca de 400 artistas concluíram a obra durante 5 anos no verão.
Os acessos para nos aproximarmos do muro estavam fechados, mas mesmo do alto deu para termos uma bela noção de como a vida começou na bela e ensolarada Califórnia.
O instituto que cuida da preservação do muro está arrecadando fundos para não só fazer a manutenção, como no futuro próximo completar os países com os marcos históricos dos anos 60 até hoje. Vamos torcer para que aconteça o mais rápido possível.
Até porque se já vale esta visita pela aula de história, melhor ainda é sair de lá e saborear o delicioso hambúrguer na barraquinha do Bill, que fica no estacionamento de uma fábrica bem próxima a muralha.
Bill e sua esposa trabalham juntos fazendo o sanduíche que foi eleito o melhor de LA em 2011. Uma especialidade há 8 décadas. E hoje em dia, eles não abrem mais final de semana, só de segunda a sexta, de 8h às 16h. E também não aceitam cartão de crédito ou débito, só dinheiro, “como nos meus tempos”, fala Bill.
Mas você não vai se arrepender de forma nenhuma. Planeje a sua visita para um dia de semana e se delicie com os sanduíches da barraca do Bill. O hambúrguer é o mais tradicional, mas o cardápio é variado e os preços são baratíssimos. Você vai me agradecer pela dica.
Mais sobre a Muralha histórica de LA:
http://sparcinla.org/programs/the-great-wall-mural-los-angeles/
Museu Ronald Reagan
Confesso que não compartilho a visão republicana do partido do ex presidente dos EUA, Ronald Reagan, mas sua fundação vale a pena ser visitada.
Localizado na cidade que nossa Shailene Woodley cresceu, Simi Valley, que fica em torno de 1 hora de carro de LA, o museu exibe a história da vida e carreira de Reagan que chegou a ser ator em Hollywood, assim como sua esposa Nancy.
Além de ver os objetos pessoais, roupas, joias, e fotos, você poderá visitar a réplica da sala oval na Casa Branca em Washington, assim como o helicóptero e o Air Force 1, o avião presidencial.
Mas o que tira realmente o fôlego e a vista do lugar. Além de bela, transmite uma paz gigante. Nos jardins da fundação descansa o ex-presidente, que faleceu em 2004.
O ingresso custa US$16 (cerca de R$64,00) mas como é um passeio que leva o dia inteiro vale realmente a pena a viagem e a visita.
Que pra ficar perfeita mesmo, pode ser encerrada com um almoço no fim de tarde no excelente Greek Café, próximo ao museu. A comida é maravilhosa, dá pra dividir e é baratíssima. Satisfação garantida!