Por: Yasmin Riechi
A cinematografia sul coreana ficou muito conhecida em 2020 depois de receber os prêmios de melhor filme e de melhor diretor com o filme “Parasita”.
Desde então, temos olhares atentos aos atores e produções coreanas, inclusive a nossa querida Youn Yu-Jung ganhou uma estatueta no ano seguinte, em 2021, na categoria de melhor atriz coadjuvante, por “Minari”.
Esse ano, 2024, o representante foi “Vidas Passadas” um filme bilíngue em inglês e coreano de produção Canadense/Coreana, com atores coreanos, e dirigido pela coreana-canadense Celine Song.
Celine é cineasta, dramaturga e roteirista de família canadense e coreana que mora nos Estados Unidos. “Vidas Passadas” foi sua estreia como diretora, e o filme foi indicado como Melhor Filme e Melhor Roteiro Original no Oscar desse ano.
O filme tem sido muito bem falado desde sua estreia no Sundance Film Festival.
“Vidas passadas” é um filme que conta a história da protagonista Nora, interpretada por Greta Lee, uma jovem que se muda da Coreia do Sul para começar uma nova vida e aprender um novo idioma nos Estados Unidos. Ela deixa para trás Hae Sung um amigo de infância que, depois de 20 anos, resolve ir visitar a amiga que está casada morando nos Estados Unidos.
Segundo Celine não é um filme sobre um triângulo amoroso, mas sim um filme sobre uma mulher que escolhe ela mesma e suas vontades.
Já assistiu “Vidas Passadas”? O filme esteve disponível em alguns cinemas do Brasil, e agora pode ser comprado ou alugado na Google Play ou Apple TV:
https://play.google.com/store/movies/details/Vidas_Passadas?id=QI39vD6KtWo.P
https://tv.apple.com/br/movie/vidas-passadas/umc.cmc.tzz5x8oih45dccm7djuquugl