Por: Yasmin Riechi
O momento é todo dele o ÁLBUM DE FIGURINHAS DA COPA; crianças jovens e adultos estão trocando e vendendo figurinha todos os dias, em qualquer lugar. Toda essa euforia com as figurinhas de jogadores me fez lembrar dos queridíssimos pcs ou photocards do Kpop, então trouxe algumas informações sobre essas ‘figurinhas’ também colecionáveis, algumas muito raras e caras, masss que não são adesivas.
O primeiro photocard
O primeiro grupo a distribuir photocards foi Girls’ Generation, em 2010. Para agradar os fãs, a empresa e o grupo optaram por enviar junto ao álbum uma photo no tamanho 55mm x 85mm, um brinde. Deu tão certo que virou item obrigatório nos álbuns de kpop.
As características dos photocards
Em cada álbum, normalmente, vem apenas UM photocard, a expectativa é sempre grande, e é sempre uma surpresa.
Quando o grupo tem vários membros pode ser uma fotinho de qualquer um deles, não pode escolher. O photocard fica no meio do álbum, que sempre vem lacrado.
Como se isso não bastasse, para aumentar a vontade de ter todos os pcs e ter que comprar vários álbuns, alguns grupos optam por diversos conceitos para o MESMO álbum; as músicas são as mesmas, mas as cores e as fotos diferentes, sendo assim, os photocards seguem o mesmo conceito do álbum.
Por exemplo, o álbum Love Yourself Tear do BTS teve 4 conceitos diferentes, para cada conceito 7 photocards diferentes (um de cada membro), total de 28 photocards diferentes do mesmo álbum. OMG!
Colecionadores de photocards
Assim como fãs das figurinhas da Copa fazem coleções desses tão desejados pedacinhos de papel, os fãs de kpop também são grande colecionadores.
Muitas compram vários álbuns ao mesmo tempo já com a intenção de pegar todos os photocards disponíveis. Quando isso não acontece, ocorre a troca ou venda dos itens. Também tem os mais difíceis ou mais desejados, ou mais caros e aqueles que todo mundo tem.
Para organizar suas coleções, muitos compram pastas personalizadas e separam um em cada pacotinho.
Decoração de photocards
Alguns fãs carregam seus photocards preferidos na capinha dos celulares, outros preferem guardar na pasta da coleção. E, ultimamente, alguns estão decorando seus photocards com adesivos, brilhos e, às vezes, até chaveirinhos.
Como no Brasil não temos venda oficial dos álbuns de Kpop, a aquisição dos produtos é mais difícil e são mais caros, mesmo assim também temos colecionadores, eles estão espalhados pelo mundo inteiro.
Até a próxima!!