Por: Camila Gulaberto
Sou uma seriadora assumida a quase 8 anos e assisto cerca de 45 séries atualmente e sinceramente, começar a assistir “Shameless” foi como uma das melhores coisas que já fiz. Aquela série que chega e te da um tapa na cara e você se faz a seguinte pergunta: “Por que eu não assistia isso antes?”.
Nós seriadores assistimos tantas séries que não paramos para pensar na importância que eles têm em nossas vidas. Tenho certeza que os fãs de “Supernatural” dão muito valor à família, e os fãs de “Game of Thrones” são aqueles que não desistem fácil quando as coisas vão de mal a pior. Os fãs de “Friends” têm os amigos como sua família, e os de “Revenge” são extremamentes estrategistas (hahaha).
Uma série é mais que uma forma de entretenimento, é uma forma de você viver vários mundos, várias vidas através dos personagens, através delas você passa a enxergar o mundo de forma diferente e “Shameless” soube fazer isso muito bem.
Um remake de um sucesso britânico e que vai ao ar pelo canal Showtime, “Shameless” se passa em Chicago e conta a história da família Gallagher, onde são 6 filhos, sendo o pai Frank Gallagher um alcoólatra e a mãe abandonou a família há alguns anos. Baseado nessa situação, Fiona, a irmã mais velha, tem a responsabilidade de criar as crianças. Com essa sinopse, pode parecer mais uma série que mostra uma família pobre lutando para sobreviver, mas “Shameless” está longe disso. A série simplesmente mostra a rotina diária da família sem tentar nos comover com as situações precárias vivenciadas pelos Gallaghers, como a falta constante de água quente, ou como eles se viram para arrumar um café da manhã. A história é bem mais profunda do que isso, ela simplesmente deixa que o telespectador tire suas próprias conclusões a respeito da vida que a família leva. Apesar de entrar pra categoria “comédia dramática”, o drama da série é por conta do telespectador que vai se emocionar sempre com o amor e união presente entre os Gallaghers e seus amigos.
A série é mais uma das ignoradas pelo Emmy, mas possui um elenco INCRÍVEL, com um cenário fantástico e um roteiro de tirar o fôlego. As cenas são muito bem construídas e você acaba se envolvendo com a história de forma assustadora. A paixão já surge logo no primeiro episódio, então “Shameless” não é uma dessas séries que possuem argumentos como “depois da primeira temporada fica ótima”. Ela já é excelente desde o episódio piloto, imagina no decorrer das temporadas.
“Shameless” é a série que vai te fazer se olhar no espelho e se perguntar se você realmente da valor a tudo que tem como deveria. Irá olhar a vida miserável dos Gallaghers e ver todo o amor que eles demonstram apesar de tudo e irá se perguntar se você é uma pessoa boa. A série é um choque de realidade para qualquer um que comece a assistir e necessária para aqueles que não viram ainda. Estamos tão acostumados a seguir séries que mostram os cotidianos glamourosos como “Gossip Girl”, “The O.C.”, “The Royals” que, às vezes, esquecemos que a realidade está bem longe disso.
Tenho que discordar em vários pontos. Shameless é repetitiva. Eu comecei adorando a série mas os personagens não desenvolvem, a única coisa que muda são as situações mas os erros continuam se repetindo de novo e de novo. Jimmy volta? Fiona vai ficar com ele com certeza. Ian e Mickey brigaram? Provavelmente vão fazer um drama por dois episódios e vão se pegar.
A série é injustiçada no Emmy por algumas das atuações como a da Emmy Rossum e do Cameron Monaghan, mas fica por isso. A série é muito precária nos aspectos técnicos.