Por: Luana Mattos
Eu terminei de ler Como Eu Era Antes de Você, e como vocês devem imaginar eu estou em pedaços. Eu li algumas resenhas que me advertiam sobre os perigos desse livro, e de como ele poderia partir meu coração, mas de alguma forma eu não pensei que esse livro teria esse efeito sobre mim. Eu estava errada, muito errada.
Eu amo ler, eu realmente amo! Eu leio o tempo todo, eu leio até quando não quero ler, é algo que não consigo controlar, mas quando se trata de livros, mesmo gostando muito de ler histórias, eu sou um pouquinho lenta, eu demoro semanas, às vezes meses para ler um livro. Em minha defesa devo dizer que isso é porque geralmente leio no caminho para o trabalho, um trajeto de ônibus que leva em torno de 30 minutos, mas confesso que quando estou em casa, mesmo nas horas vagas eu raramente pego um livro para ler – tenho outras prioridades, o que chega a ser quase uma ironia já que em minha família sou conhecida como “uma viciada em comprar livros”, apesar de não ter lido a maioria deles (ainda!).
Mais uma vez em minha defesa, alego que todo livro tem seu tempo, há livros que só serão compreendidos plenamente quando lidos no momento certo, pois às vezes nossa mente não está preparada para o que há de vir. Com sorte eu estava emocionalmente preparada para Como Eu Era Antes de Você, eu havia assistido o trailer da adaptação cinematográfica, e minha querida irmã que havia lido o livro antes de mim, me jogou uma bomba bem difícil de se esquivar. Então, com as imagens de: Sam Claflin e Emilia Clarke como Will e Lou, e de Jenna Coleman como Treena em mente, lá estava eu encarando a primeira página do livro do qual eu sabia iria mexer comigo.
Embora seja trágico como a maioria dos romances geralmente é (quem já leu Nicholas Sparks sabe do que eu estou falando), Como Eu Era Antes de Você está longe de ser um clichê, pelo contrário, a autora Jojo Moyes, se arrisca ao abordar um tema bastante delicado: o suicídio assistido.
“Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.
Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, ela consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.
Como Eu Era Antes de Você é uma história de amor e uma história de família, mas acima de tudo é uma história sobre a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.”
Essa é sinopse oficial do livro, e eu não vou acrescentar mais informações para não estragar a sua leitura, só gostaria de registrar aqui meu afeto pelas personagens desse livro, pela linda história de amor que nele é narrada, e pelas muitas perguntas que surgem quando a ultima página é virada. Esse é um dos livros que te faz ver a vida de outro ângulo, que amplia seus horizontes e te faz pensar no possível, no impossível e no inimaginável.
Devo acrescentar também que esse livro despertou a leitora ávida que havia adormecido dentro de mim, li ele em uma semana, o que considerando o numero de paginas, é quase um recorde para mim, algo que não acontecia desde Harry Potter. Jojo Moyes tem um jeito único de cativar o leitor, de trazê-lo para dentro da história e de fazê-lo querer ser parte dela. No final no livro tudo o que eu queria era abraçar a Lou com força, e dizer que ela podia contar comigo, que eu entendia o que ela estava passando e que tudo ficaria bem no final, porque a verdade é que de um jeito o de outro sempre fica.
Eu assisti o trailer do filme diversas vezes durante a leitura, em parte porque queria ter uma melhor visualização dos lugares e das personagens, e também para fazer uma breve comparação com o livro. O trailer faz a história parecer um pouco piegas, mas eu juro, ela não é. Como Eu Era Antes de Você é um dos romances mais realistas que já li, aqui não há contos de fadas, nem afagos, apenas pessoas sendo quem elas são.
Trailer:
Quer saber mais sobre a Jojo Moyes e suas obras? Visite a página dela no site da Editora Intrínseca: http://www.intrinseca.com.br/autor/110/
Um comentário sobre “Como Eu Era Antes de Você: A Vida Muda Quando Menos se Espera”