Sou viciada em podcast investigativo. Aliás, eu sei que os podcasts sobre crimes famosos são super populares. Na maioria deles, os apresentadores só discutem os fatos.
Mas eu confesso que sou fã mesmo daqueles em que o podcaster não só comenta, mas faz uma pesquisa minuciosa sobre o assunto, atuando como jornalista investigativo, entrevistando os envolvidos, compartilhando documentos, áudios e, em algumas situações, contribuindo mais que a própria polícia na investigação.
Destaco o excepcional trabalho realizado por Ivan Mizanzuk, e sua equipe, no seu podcast “Projeto Humanos”, especialmente, na temporada de “O Caso Evandro”. Graças a sua dedicação foram encontrados os restos mortais do menino Leandro Bosi, desaparecido em Guaratuba, no Paraná, há décadas. Nós ouvimos o apelo dos familiares da criança por qualquer notícia. Eles ansiavam por um desfecho e, por conta do podcast, que fez o trabalho que as autoridades não fizeram, puderam viver seu luto.
O Caso Evandro
vvvvv | |
vvvvv | A 4ª temporada do podcast Projeto Humanos chama-se “O Caso Evandro”, e investigará um caso criminal ocorrido em Guaratuba, no litoral do Paraná, em 1992:
Na temporada atual, o “Projeto Humanos” investiga uma série de casos criminais que ocorrem em Altamira, no estado do Pará. A entrevista com Valentina, a mulher acusada injustamente de ser a mentora da seita que, supostamente, cometia os crimes é um furo de reportagem. Além disso, aprendemos muito sobre a polícia federal, o governo militar e as muitas vidas prejudicadas por conta da negligência e da irresponsabilidade de quem estava no poder. Os episódios são longos, e os assuntos abordados envolvem assassinato e emasculação de menores, abuso sexual entre outros tópicos que podem ser gatilho para quem é sensível a esses temas. Mas a qualidade da pesquisa e a quantidade de informações que Ivan e sua equipe disponibilizam para os ouvintes demonstram o profissionalismo com que eles preparam cada episódio. Eu costumo ouvir alguns em etapas, às vezes, dou um intervalo, mas, sinceramente, foi um dos melhores que do gênero que já ouvi. Ivan é mais que um podcaster, mais que um jornalista, ele está fazendo um bem social com esse projeto. Nota 1000. |
vvvvv |
Altamira
vvvvv | |
vvvvv |
A 5ª temporada do podcast Projeto Humanos chama-se “Altamira”, e investigará uma série de casos criminais que ocorreram no interior do estado do Pará entre os anos de 1989 e 1993. Ela também poderá ser acessada no site do podcast: http://www.projetohumanos.com.br: |
vvvvv |
Pico dos Marins: O Caso do Escoteiro Marco Aurélio
Na mesma vibe de excelência do “Projeto Humanos”, o podcast “Pico dos Marins: O Caso do Escoteiro Marco Aurélio” é narrado e produzido por Marcelo Mendonça e dirigido por Ivan Mizanzuk. Os episódios não são tão longos como os de “Altamira”, mas são igualmente bem produzidos. As entrevistas com a família de Marco Aurélio são o fio condutor do podcast, que ao fazer um apanhado sobre a investigação e todos os acontecimentos do passado, abre novas possibilidades para teorias no presente. O podcast ainda está em curso, assim como o trabalho incansável de Marcelo e sua equipe. Imperdível!
vvvvv | |
vvvvv | Marco Aurélio tinha 15 anos quando desapareceu no Pico dos Marins, em São Paulo, em 8 de junho de 1985. O que era para ser uma aventura para um grupo de adolescentes escoteiros transformou-se em um drama para a família Simon – e em um absoluto mistério há quase quatro décadas.
Um podcast original Globoplay, produzido pela Trovão Mídia.
Episódio novo sexta-feira |
vvvvv |
O Espião Silenciado
“O Espião Silenciado”, igualmente, vai agradar aos fãs de “true crime”, mas, pra mim, funcionou mais como uma aula de história espetacular (por sinal, história era uma das minhas matérias favoritas nos tempos de escola). O podcast é sobre a vida de José Nogueira, um espião brasileiro que sabia demais. Nasceu de uma pesquisa, de mais de 10 anos, do historiador Raphael Alberti, que produziu e narra o podcast. Graças a esse projeto, conheci esse importante personagem da história do Brasil.
A produção também revela episódios importantes da ditadura militar no Brasil, inclusive o envolvimento do governo dos EUA no financiamento do golpe que derrubou o presidente João Goulart, em 1964. Simplesmente sensacional!
vvvvv | |
vvvvv | Uma história tão misteriosa quanto a vida de um espião deve ser. “Um Espião Silenciado” resgata a vida de José Nogueira, um espião brasileiro que aparentemente sabia demais. Nossa história começa em 1963, um ano antes do golpe militar, e até hoje fica o mistério do que aconteceu naquela noite no terceiro andar do pequeno prédio da Cinelândia. Uma vida entre pessoas importantes, figuras políticas como João Goulart. Mas qual seria a relação dele com José Nogueira? Por que José é citado na CPI que antecedeu o golpe? José caiu ou foi atirado? São esses mistérios envoltos em política, ameaças à democracia e segredos que Raphael Alberti traz para vocês. Uma história que já tem 49 anos, mas que nunca esteve tão atual. |
vvvvv |
O Ateliê
“O Ateliê” é mais uma produção de Chico Felitti. Para quem, como eu, já viu documentários e ouviu podcasts sobre a Cientologia e psicopatas como Charles Mason, a descrição dos abusos sexuais e psicológicos ocorridas no Ateliê vão soar bem semelhantes às que você já ouviu de vítimas dessas seitas. As práticas são muito parecidas, assim como o discurso defensivo dos abusadores. Mas, é, praticamente, um alerta para nós ficarmos atentos aos sinais dos perigos e estragos que um homem manipulador pode causar nas nossas vidas.
Vale a pena conferir!
vvvvv | |
vvvvv | “O Ateliê” é um podcast documental que acompanha a denúncia de ex-alunos do Ateliê do Centro, uma escola de artes que existe há 20 anos no centro de São Paulo. Essas alunas afirmam que o Ateliê é, na verdade, uma seita, em que passaram anos sofrendo abusos físicos, psicológicos e financeiros por um professor que eram obrigadas a chamar de “mestre”. Outras dezenas de pessoas ouvidas por Chico Felitti e Beatriz Trevisan confirmam os relatos. O documentário mostra, em 10 episódios, o que há por trás de uma denúncia. Uma história de força, de dor, de solidariedade e de busca por justiça. Rubens Espírito Santo, fundador do Ateliê, refuta que tenha cometido crimes. Não nega as descrições de violência, mas afirma que tudo o que se passou dentro da escola foi consentido e entre adultos. “O Ateliê”: novos episódios todas as quartas-feiras. |
vvvvv |
E depois de participar das investigações de crimes bárbaros, aprender sobre podres da história do Brasil e se compadecer com os depoimentos das vítimas de tantos abusos, nada como relaxar um pouco; e para isso, convidamos vocês a conferir o nosso podcast, Verdade seja Dita, em que falamos do Globo de Ouro, das indicações ao Oscar e de assuntos leves do entretenimento, afinal, Hollywood é Aqui: