Cheers é o termo que quer dizer saúde quando brindamos em inglês. Nenhuma palavra seria mais apropriada para um seriado de TV que se passava em um bar. Os produtores queriam ambientar este sitcom em um bar de bairro, onde os amigos se reunissem sem hora para ir embora e dividissem ali suas aventuras e segredos, formando com os garçons uma grande família. Eles visitaram vários bares pelo país afora até chegar no Bull & Finch Pub, na Beacon Street, no coração de Boston. O bar foi a inspiração para o sitcom que ficou no ar entre 1982 e 1993, sendo o show um dos mais bem-sucedidos da história da TV, estando entre os 10 mais assistidos durante 8 temporadas.
O Bull & Finch hoje chama-se Cheers, em homenagem à série. Apesar de ainda ser criança quando o show foi exibido, eu assisti à reprise no Brasil. Era super fã dessa turma e de certa forma sonhava em ter amigos para compartihar histórias na mesa de um bar.
O destino foi bem generoso comigo e não só me deu uma turma maravilhosa, como também a oportunidade de frequentar os animados “botecos” cariocas, onde somos reconhecidos pelos garçons que fazem parte das nossas reuniões e também conhecem nossos segredos, além de terem acompanhado várias das nossas aventuras.
Nos bares, como no seriado da TV, falamos da vida, dos amores, dos sonhos, das desilusões, das dificuldades e das vitórias. Comemoramos aniversários, novos empregos, chegadas e partidas. Foi em um bar que trocamos o adeus pelo “até terça”.
Fiquei emocionada quando estive no Cheers em Boston, não só porque é a locação original de um show que marcou a minha infância, mas também por lembrar dos muitos encontros com os amigos nos bares da vida. Se o meu sonho Californiano tem um preço, eu diria que um deles é a saudade que sinto destes momentos com a galera, das risadas, das discussões, das lágrimas, especialmente, dos papos da vida.
Mas, graças a Deus, além das boas lembranças, tenho a oportunidade de reencontrá-los nas alegres, interessantes mesas de bar todas as vezes que vou ao Rio. Em homenagem à todas as saideríssimas da minha história… segue para os curiosos o último episódio de “Cheers” que se chama, nada mais nada menos, “One for the Road” (“A Saideira”).
A abertura de “Cheers” também foi um sucesso na época e entrou para os temas de seriado de TV mais tocados e lembrados até hoje.
“You wanna be where everybody knows your name and they’re always glad you came…” “Você quer estar onde todo mundo sabe o seu nome… e eles estão sempre felizes de lhe ver…”