Novembro é mês de muitas estrelas desfilarem no tapete vermelho e dos fãs curtirem, e não só verem seus ídolos de pertinho, como assistir em primeira mão os filmes mais badalados da temporada; e o melhor tudo isso sem gastar um tostão, gracas ao AFI Fest, um dos maiores e mais prestigiados festivais de cinema da cidade.
Promovido pelo American Film Institute, uma organização não governamental, sem fins lucrativos, criada a fim de treinar novos diretores, não só de cinema como de televisão e video, o AFI Fest é ímperdível.
Os apaixonados pela sétima arte podem assistir a uma seleção de filmes, curtas e documentários aclamados pela crítica e ainda encontrar as celebridades que enchem Hollywood de muito glamour e boa conversa. Este ano, nós tivemos o prazer de ficar frente a frente com os geniais atores Michael Keaton e Edward Norton. Paticipamos de um bate-papo com eles sobre seu novo e excelente filme “Birdman”, um dos meus favoritos da temporada. Mas confesso que a emoção ficou mesmo em ouvir Keaton e Norton, atores que tanto admiro, falarem sobre carreira e sobre os segredos dos bastidores desta obra-prima. Dirigido pelo mexicano Alejandro Inarritu, é um dos sérios candidatos a ganhar o Oscar de melhor filme no próximo ano.
Uma pena que a gente não pôde fotografar ou filmar o evento, mas o AFI disposibilizou os clipes abaixo que dão uma palhinha de como foi este encontro com os atores que, provavelmente, também serão indicados ao Oscar pelo trabalho brilhante que fizeram em “Birdman”.
Outro momento mágico para nós foi o painel com atores que começaram a sua carreira jovens e que estão bombando em Hollywood.
Entre os convidados estavam a super articulada Jena Malone, que é simplesmente a intérprete de Johanna na série “Jogos Vorazes” e o gato inteligente Lorgan Leman, estrela de “As vantagens de ser invisível”.
Jena nos contou que é feliz por fazer parte da saga “Jogos Vorazes” porque trabalha se divertindo com seus amigos JLaw, Sam, Josh. E Lorgan que está no elenco de “Fury”, compartilha da experiência de atuar ao lado de Brad Pitt, “Brad é uma lenda, mas um cara muito bacana, um ator excepcional e uma pessoa muita generosa”, afirma o ator.
Além de boas histórias, ainda tivemos a oportunidade de compartilhar um momento divertido e único de fã. Amy, a jornalista do LA Times, moderadora do painel era super fã de Jena na infância e mandou uma carta para ela, que foi enviada de volta. Ao saber que ela ia finalmente entrevistar seu ídolo levou a cartinha que Jena não só recebeu mais de 10 anos atrás, como vibrou e leu para nós emocionada. Foi divertido e épico não só para a jornalista e para Jena como para toda a plateia presente.
Jena Malone
Por essas e outras, o AFI Fest é um dos eventos mais amados pelos fãs, e até pelos profissionais da área de entretenimento, que têm a chance de curtir o ídolo na telona e ao vivo e a cores, de graça, no coração da indústria do cinema. Um programão!
Saiba mais sobre o American Filme Institute – AFI: http://pt.wikipedia.org/wiki/American_Film_Institute