A estrela Angela Bassett é homenageada no Santa Barbara Film Festival e nós entrevistamos a diva

Meu coração plebeu bateu forte ao conhecer, entrevistar e falar dos fãs brasileiros com a rainha Angela Bassett, no tapete vermelho do evento em sua homenagem, que aconteceu na última quinta-feira, no festival de cinema de Santa Barbara, Califórnia.

       

Angela recebeu o Montecito Award de Ryan Coogler, que a dirigiu em “Pantera Negra” e “Wakanda Forever”. A diva fez história ao ser a primeira atriz de um filme da Marvel a receber uma indicação ao Oscar 2023, na categoria melhor atriz coadjuvante.

O evento foi marcado por uma retrospectiva da carreira dessa super talentosa atriz, que deu vida a personagens históricos como Tina Turner, em “What’s Love Got to Do with It”, em 1993, quando recebeu sua primeira indicação ao Oscar, na categoria melhor atriz.

Foi uma noite pra lá de especial, como disse Roger Durling, diretor executivo do festival (que é professor de cinema, na universidade de Santa Barbara) e moderou o painel, “Angela é uma referência para comunidades pretas e latinas. Meus alunos afro estadunidenses e latinos me disseram que se sentem representados por você e pela sua jornada”.

Angela se emocionou e respondeu, “isso pra mim é a maior honra da minha carreira. Eu sei que ser ator não é uma profissão fácil pra ninguém, especialmente para a nossa comunidade, e ser considerada uma inspiração é importante porque mostra as pessoas que com muito trabalho é possível realizar seus sonhos que parecem impossíveis.

Falando em sonho, no discurso que fez em homenagem à Angela, Ryan disse que trabalhar com Bassett foi um sonho realizado por ele, “o primeiro filme da Angela que eu assisti eu tinha 5 anos, eu nem sabia direito o que estava vendo, mas já fiquei fascinado pela personagem dela. A minha família inteira sempre acompanhou a sua carreira, porque nos identificamos com a sua presença na tela. Quando me tornei cineasta, ela foi na estreia de um filme meu e disse para a minha avó que queria trabalhar comigo, quando eu vi que era verdade, eu mal pude acreditar. Trabalhar com meu ídolo mudou a minha vida e cá estamos hoje”.

       

 

Eu tive a honra de falar para a Angela sobre seus fãs brasileiros e ela respondeu uma pergunta exclusiva para os leitores do Hollywood é Aqui. Meu coração quase explodiu. Assista o vídeo:

 

       

vvvvv
vvvvv

Claudia Ciuffo: Olá Angela
Angela Bassett: Olá querida
Claudia Ciuffo: Eu sou do Brasil e você tem uma fanbase gigantesca lá. Eu estou aqui representando todos os seus fãs brasileiros
Angela Bassett: Ok. Enquanto eu não puder ir até vocês (no Brasil) você veio até mim
Claudia Ciuffo: Eu adoraria saber um pouco da sua jornada, no sentido de inspirar tantas pessoas ao redor do mundo, como você se sente?
Angela Bassett: Eu me sinto muito abençoada e agradecida. Eu acho que é importante encontrar um sonho e correr atrás dele implacavelmente. Foi isso que eu fiz por muitos anos e aqui estou (no Santa Barbara International Film Festival)
Claudia Ciuffo: Muito obrigada
Angela Bassett: Obrigada.
Claudia Ciuffo: e parabéns, esse filme é maravilhoso (Wakanda).

vvvvv

Sinceramente, foi um dos pontos altos das minhas coberturas de festivais de cinema e eventos, pois, além de admirar muito a Angela como atriz, desde sempre, eu celebro a importância da sua bem-sucedida carreira, que abriu portas para muitos jovens pretos e latinos. Não à toa o fenômeno de bilheteria dos filmes “Pantera Negra” e “Wakanda Forever”, que representaram uma comunidade e cultura que não são comumente vistas no cinema. Nota 10!

vvvvv
vvvvv

Hollywood é Aqui estreia na cobertura de imprensa do Santa Barbara International Film Festival:

Eu já tinha estado na premiação de Saoirse Ronan e Penélope Cruz, que também foram homenageadas no festival em 2018 e 2022, respectivamente, mas esse ano é a primeira vez que estou cobrindo o festival, marcando a estreia do Hollywood é Aqui nesse badalado red carpet.

Santa Barbara é uma das minhas cidades prediletas na Califórnia, fica a menos de 2 horas de carro de LA, no caminho para São Francisco. Eu costumava frequentar bastante, pois tenho vários amigos que estudaram na famosa UCSB (University of California Santa Barbara), e era um passeio que eu fazia com a minha mãe, quando ela vinha me visitar. É um daqueles cantinhos pitorescos, com ótimos restaurantes, lojinhas, além de museus das missões que colonizaram o estado e do belo oceano Pacífico.

vvvvv

vvvvv
vvvvv

Mas cobrir o festival deu um novo gás as minhas vindas à Santa Barbara, quando Hollywood passa a ser mesmo aqui. Não só atores e diretores famosos vem pra cidade receber prêmios e promover seus projetos, como muitos indicados ao Oscar, em categorias como roteiro, filme internacional, curta de ação documentário, estão aqui celebrando o cinema.

Além de ver vários filmes incríveis na telona, ainda temos a oportunidade de conhecer os talentos brilhantes por trás das produções nos painéis e bate-papo que rolam nos cinemas na State Street, rua principal no centro da cidade.

Minha alma cinéfila está em polvorosa e super empolgada para os eventos do final de semana. Fiquem ligados que vamos mostrar tudo pra vocês, inclusive nossos encontros com ícones do entretenimento!

vvvvv

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *