Pé na estrada em Portland-Maine: Visitando a terra das lagostas

Uma peculiaridade dos Estados Unidos é a repetição dos nomes de ruas, regiões, e até cidades, em diferentes estados do país.

Por exemplo, Portland é uma das cidades principais no estado do Oregon, que fica na costa oeste do país, perto da Califórnia, e também é a cidade mais popular do estado Maine, que fica na costa leste, na região da Nova Inglaterra, próximo a Nova York.

Como nós brasileiros não estamos acostumados com isso, pode nos confundir na hora de fechar um roteiro de viagem e até escolher um aeroporto, precisamos prestar bastante atenção para termos certeza que estamos indo pro destino certo.

Fui bem cautelosa quando reservei meu voo de volta de Portland, Maine, para LA, em uma viagem que fiz a Nova Inglaterra, ano passado, para não reservar por engano um voo de Portland, Oregon, por sinal uma cidade que já visitei algumas vezes e é uma das minhas preferidas nos EUA.

O interessante é que o centro de Portland, em Maine, lembra o centro de Portland, no Oregon, mas fato que são cidades com uma vibe bem diferente, embora eu tenha sido recebida em Maine com muita chuva, uma das características do Oregon.

 

 

Outra coisas que as cidades têm em comum são os bares, cervejarias artesanais e as livrarias que, pra mim, são verdadeiros parques de diversão.

O estado de Maine, que faz fronteira com a costa leste do Canadá, é conhecido pela lagosta e pelos frutos do mar – que são de fato frescos e deliciosos – e seu bar mais popular fica no Porto, onde recebe pescadores, moradores e turistas desde 1929. Foi meu refúgio do temporal e onde passei boa parte do meu tempo na cidade, saboreando pratos divinos e um chopp gelado e bem tirado (coisa rara nos EUA).

 

 

 

 

O preço é honesto, caro no centro da cidade é o estacionamento, mais de 50 dólares o dia. Tudo bem que era o feriado de 4 de Julho, ainda assim, uma fortuna. Eu dividi com uma amiga, porque tínhamos pouco tempo, estava chovendo e queríamos aproveitar, mas indico tentar outras áreas nos arredores da região portuária, onde você provavelmente você vai encontrar lugares mais em conta pra parar o carro. Melhor ainda seria usar os serviços de aplicativo mas, nós estávamos fazendo uma road trip, então o carro era um personagem presente no nosso rolê. No final, o investimento valeu a pena, pois fiz a pé o tour pelo centro antigo, onde estavam todos os outros lugares que visitei.

Quando a chuva deu uma trégua, rodei pelo centro com suas charmosas ruas de pedra e visitei a Sherman’s Bookstore, a livraria mais antiga da cidade.

 

 

 

O sol apareceu quase na hora de se despedir e fui ao Luna Bar no terraço do hotel Hilton, para admirar seu show com petiscos e drinks saborosos.

 

 

 

Verdade seja dita, minha passagem por Portland foi gastronômica e etílica, e incluiu também uma saideira numa popular cervejaria artesanal.

 

 

Foi um passeio rápido que encerrou uma viagem de carro pela Nova Inglaterra, onde passei por Connecticut, a locação de “Gilmore Girls”, experiência que compartilhei nessa matéria:

 

 

Pretendo voltar a Portland e explorar o estado de Maine com mais calma mas, até lá, já deixo as dicas dos lugares imperdíveis que visitei na região. Não se esqueçam, de conferir com cautela as reservas de passagem e hotel que fizer pelos EUA, pois vai ter sempre um outra cidade com o mesmo nome do seu destino, provavelmente, do outro lado do país. Coisas da terra do “Tio Sam”.

 

O bar mais tradicional da cidade:

 

 

A livraria mais antiga:

 

 

Locação perfeita para o fim de tarde:

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *