Automutilação ou cutting, como ficou conhecido, é mais um dos problemas enfrentados pela nossa geração. Jovens, adolescentes e até mesmo crianças cometem o ato de se automutilar, mas o que o cutting significa para eles? De que forma se cortar os ajuda a enfrentar seus problemas emocionais? Para responder essas perguntas nós, do Hollywood é Aqui, vamos trazer para vocês, um resumo rápido sobre esse assunto e alguns relatos de pessoas que já passaram por isso.
Entenda o Cutting: O cutting é qualquer comportamento intencional de se auto machucar, mas sem intenção de suicídio. Estudos comprovam que as pessoas que se cortam não buscam o suicídio, apenas uma sensação momentânea de dor. Embora muitos vejam esse ato como uma tentativa de chamar a atenção, o automutilador geralmente busca esconder as feridas ou cicatrizes, pois tem consciência de que isso não é socialmente aceitável ou bem visto.
Características do automutilador: o automutilador geralmente tem dificuldades de se expressar verbalmente, o que o impede de expressar suas emoções e angustias, não consegue chorar publicamente, e às vezes nem mesmo sozinho. Têm problemas de auto-estima, e definem a si mesmos como “um lixo humano” ou fracassados.
Formas de automutilação: as formas mais comuns são cortes nos braços e nos pulsos, mas o cutting pode acontecer de diversas formas. Veja alguns exemplos:
- Esmurrar-se, chicotear-se;
- Cortar-se;
- Enforcar-se por alguns instantes;
- Morder as próprias mãos, lábios, língua, ou braços;
- Apertar ou reabrir feridas (Dermatotilexomania);
- Arrancar os cabelos (Tricotilomania);
- Queimar-se, incluindo com cigarro, produto químicos (por exemplo, sal e gelo);
- Furar-se com agulhas, arames, pregos, canetas;
- Beliscar-se, incluindo com roupas e clips para papel;
- Ingerir agentes corrosivos, alfinetes;
- Envenenar-se, medicar-se (por exemplo, exagerar na dose de remédios e/ou álcool), sem intenção de suicídio.
O cutting está associado a outros distúrbios como: transtorno de personalidade borderline, depressão, transtorno bipolar, síndrome do pânico, bulimia, anorexia ou bullying.
Tratamento: o cutting, assim como os outros distúrbios, acima de tudo tem solução, em alguns casos uma conversa pode ajudar, o auxilio de um psicólogo também, às vezes o uso de medicação é necessário, mas isso somente um profissional poderá dizer. O fato é que há uma saída, para provar isso e como exemplo para nossa geração temos a cantora Demi Lovato, que admitiu sofrer desses distúrbios e procurou ajuda.
Na próxima semana, vamos trazer um relato de quem sofre deste mal.
Regulamento:
1- O leitor que enviar uma foto com “Stay Strong” tatuado ou desenhado nos pulsos está automaticamente participando da promo;
2- Só valem as fotos que mostrarem o rosto do participante, além da frase “Stay Strong”.
3- Vamos considerar uma foto por participante;
4 – O participante deve enviar a foto e o seu perfil no Twitter para o email claudia@hollywoodeaqui.com
5- O sorteio será realizado no dia 29/07;
4- O CD e a revista Cosmo serão enviados para o vencedor, via Correios, direto de Los Angeles;
5- A data do sorteio poderá ser alterada a qualquer momento.