Se você assiste ao canal E! Entertainment, certamente conhece Joan Rivers, a apresentadora do divertidíssimo programa “Fashion Police”. Ela é um ícone do entretenimento que comemora esta semana 80 anos de idade.
Minha amiga Mônica Lima resumiu bem a personalidade desta apresentadora, escritora, atriz, comediante, cantora: ela é uma mistura de Hebe Camargo e Dercy Goncalves. Dona de um senso de humor único, Joan é divertida e sarcástica. Em seu programa, ela analisa o figurino das celebridades que desfilam nos tapetes vermelhos mais concorridos do mundo. Sem filtro, Rivers é sincera. Se ela gosta, fala e se não gosta berra. Não perdoa nem os amigos. Mas é adorada por todos que a cercam. Ela é uma lenda, viciada em trabalho, o início da sua carreira como apresentadora de talk shows se confunde com o surgimento da própria televisão. Vive o glamour de ser uma celebridade, mas já experimentou o gosto amargo em momentos que sua vida profissional estagnou. Nessas horas, ao invés de pirar, Joan se reinventou. Estava ruim na TV, ela foi pra Broadway, o teatro estava em baixa, ela escreveu livro e assim comemora 8 décadas de vida no auge do estrelato. Sua energia deixa muita gente de 20 anos no chinelo. O segredo? Muitas vitaminas e um drink por dia. “Isso ajuda sim”, segundo Joan.
Joan Rivers casou (mais de uma vez) teve uma filha, um neto e tem uma legião de fãs, além de muitas histórias para contar. Eu sou fã de carteirinha dessa mulher guerreira, de personalidade forte e sem papas na língua. Costumo dizer aos amigos que quero chegar aos 80 anos com metade da alegria e do astral de Joan Rivers. Segunda ela mesma, fazer o que gosta é um dos segredos da felicidade. Eu concordo, mas acho mesmo que o interessante da jornada de Joan é que ela se destaca do ambiente em que vive. Ja falei isso antes, quando escrevi sobre a atriz Jennifer Lawrence, e vou repetir hoje. Em Hollywood as pessoas são treinadas para falar, se vestir e agir de acordo com um determinado padrão. Quando a pessoa se torna celebridade é aprisionada de acordo com as regras da indústria da fama. Mas não Rivers, ela fala o que quer, para quem quiser ouvir. Sua honestidade e autenticidade pode até desagradar alguns, mas é isso que a faz ser amada por tantos outros. A prova disso é a sua propria carreira. Quantas artistas sobreviveram trabalhando no entretenimento por mais de 50 anos? Joan Rivers sendo ela mesma, sem seguir nenhum padrao de perfeição, mas botando a boca no trombone e assumindo todas as muitas plásticas que fez, continua brilhando mais que nunca. Um exemplo para muita gente que sonha em atingir o sucesso profissional.
Vida longa, Joan! Você é a alegria de Hollywood!:)