Por: Claudia Ciuffo
A maioria das pessoas se preocupa em manter o corpo sempre em forma, fazem detox, dieta, malham ou praticam esportes. Tudo super importante e relevante para a saúde, sem dúvidas. Mas o que muitos falham em perceber, é que nosso corpo pode e deve ser escultural, mas a nossa alma só será mesmo feliz se a nossa mente estiver em paz, e para isso nada mais importante do que incentivar a nossa própria criatividade e cuidar do cérebro com o mesmo carinho que cuidamos do corpo, pois embora nossa aparência seja admirada pelos outros, é a nossa imaginação que convive diariamente com a gente!
A criatividade nos serve bem em vários aspectos da vida, não só para pessoas como eu que trabalham diretamente com isso, mas ser criativo vai lhe ajudar a buscar alternativas diferentes na hora de resolver um problema emocional ou financeiro, por exemplo. Quanto mais imaginação você tiver, mais soluções o seu cérebro vai encontrar. É o famoso ditado, ser criativo e fazer do limão, aquela bela limonada!!!
Por isso, quando minha grande amiga, Nathalie Sejean, me apresentou a oportunidade de participar de um detox criativo, eu não hesitei. O projeto foi criado por ela e consiste em fazer um exercício criativo, com duração de 10 minutos, durante 28 dias, sendo sempre somente de segunda a sexta, com folga no final de semana.
A ideia me conquistou imediatamente, pois com a vida agitada que todos temos eu não poderia dedicar mais de 10 minutos ao projeto, porém os 10 minutos que me comprometo não só são super divertidos, como um esforço que faço para a minha saúde emocional.
Recebemos as tarefas, que o detox criativo chama de shot, como as “doses” de tequila, por email. Nathalie está na França, eu moro nos EUA, e tem pessoas de diversas partes do mundo participando do programa. Não importa o horário que você receba e faca seu exercício, o que vale é “tomar a sua dose criativa diariamente. Para cada shot, a única coisa que precisamos é internet, para ler as instruções, papel, caneta, e 10 minutos.
Mas a experiência não seria a mesma se não tivéssemos a chance de dividi-la com as pessoas que estão passando pelo mesmo processo de desintoxicação criativa. Para tal, Nathalie criou uma plataforma onde podemos compartilhar as fotos dos nossos exercícios, contar histórias e aplaudir o progresso dos amigos, sim lá o “curtir” é chamado de “cheers” (festejar, aplaudir). É uma versão muito menos poluída e muito mais focada e divertida do Facebook, apenas para quem faz parte do programa. E, claro, não somos obrigados a interagir na plataforma, mas a maioria de nós, quando termina o exercício, fica com vontade de trocar figurinhas com os amigos desta “academia” criativa. Deixamos assim a nossa inibição de lado e contamos a nossa história.
Sem estragar a surpresa e dar muitos spoilers, posso dizer que alguns exercícios envolvem desenho, mas não se preocupem, eu sou péssima desenhista e, ainda assim, compartilhei com orgulho meu auto retrato. Os shots são divididos em várias categorias, alguns exercícios são sobre nós mesmos, outros sobre a nossa forma de enxergar o mundo e contar histórias, e muitos sobre a nossa relação com o outro, seja nosso melhor amigo ou um desconhecido, vamos pensar, escrever, desenhar, e deixar mensagens para pessoas que amamos e outras que nunca vimos.
Estou fazendo o Detox Criativo desde o dia 28 de agosto, quando o projeto foi oficialmente lançado, e eu não poderia estar mais entusiasmada pela oportunidade de desenvolver a minha criatividade e compartilhar com pessoas interessantes do outro lado do mundo.
O programa é todo em inglês, e você pode começar sempre numa segunda-feira. O custo é US$ 77.00 (aproximadamente R$ 250.00). Levando em consideração que um detox alimentar é o preço de uma boa academia, e até mais alto,o valor e razoável para exercitar a sua mente e dar asas a sua imaginação que vai te salvar muitas vezes dos revezes da vida, enquanto sua criatividade vai te auxiliar a descascar pepinos e vencer os desafios da jornada. É um investimento tão válido quanto manter o corpo sarado e uma alimentação saudável.
Posso garantir que minha experiência tem sido fascinante, as doses criativas diárias são surpreendentes, e compartilhar na plataforma com o grupo é empolgante. Os exercícios são importantes não só para incentivar a criatividade, como a nossa própria auto-estima. Se tiver oportunidade, faça mesmo, dê uma chance ao seu cérebro de ficar tão saudável quanto seu corpo.
Saiba mais detalhes sobre o detox criativo aqui: http://1028detox.mentorless.com/join
Para mais informações e dúvidas, deixe suas perguntas nos comentários deste post ou envie por email para claudia@hollywoodeaqui.com que terei um grande prazer de dividir mais detalhes desta espetacular experiência com vocês.
Faca da Criatividade um Hábito na sua vida!