“Os Olhos de Arthur”: Superação a cada braçada

“Os Olhos de Arthur”, curta dirigido por Allan Deberton, é estrelado por André Campos, conta a história do jovem Arthur, portador de autismo que sonha em ser nadador.

olhos_arthur1

O filme estreou no Brasil, no Festival de Curta Taquary, em Pernambuco, onde recebeu os prêmios de melhor ator, melhor montagem e um prêmio especial de melhor plano. Participou também do festival de Coremas, na Paraîba, onde André Campos também foi premiado como melhor ator. E foi selecionado pelo Festival Curta Guarnicê, no Maranhão;

arthur

A estreia internacional de “Os Olhos de Arthur” aconteceu no Motivational International Film Festival, na Rússia. E o curta também foi um dos destaques no Festival de Cinema Brasileiro em Toronto, Canadá, onde foi exibido no ultimo dia 14.

Tivemos a oportunidade de conversar com o protagonista do filme Andre Campos que nos contou um pouco sobre a construção desde fascinante personagem, a importância em se tratar de um tema como o autismo, e como ele espera inspirar as pessoas para que entendam melhor esta condição, vencendo os preconceitos que ainda existem em relação ao assunto. Imperdível conferir a entrevista e prestigiar o curta!

Trailer:

 

olhos_arthur2

Por: Stephanie Pendl

Como foi o processo de construção do personagem Arthur?
Por se tratar de um filme baseado em uma história real e um tema tão rico e sensível, antes de iniciar o processo tive algumas conversas entre o diretor-autor (Allan Deberton) e a nossa preparadora de elenco (Nataly Rocha). Fator fundamental que serviu como ponto de partida para o nascimento do personagem. O autismo é um tema que sempre despertou minha atenção, e um pouco da minha sede por conhecimento sobre o assunto foi saciada quando tive a oportunidade de dar vida ao Arthur e mergulhar a fundo nesse universo. Então, junto ao trabalho de pesquisa e laboratório fui pouco a pouco me surpreendendo com o que o personagem havia reservado a mim. Corpo, mente e alma trabalhavam extasiados com a experiência.

olhos_arthur3

O que esperar do Arthur?
O Arthur é um rapaz maduro, inteligente e sensível, com um coração gigante e a garra e a perseverança de um grande vencedor. Ele não enxerga as dificuldades impostas por conta da sua deficiência, isso o faz diferente. A piscina para ele não é só um local de lazer e descontração, é o seu universo particular e íntimo, é onde todos os seus sonhos podem ser realizados.

Qual foi sua primeira impressão sobre o personagem Arthur?
Logo quando o roteiro me foi apresentado, pude enxergar algo incomum no Arthur, apesar de ter as suas habilidades motoras bem comprometidas, ele não media esforços e buscava incessantemente o seu grande objetivo que era se tornar um nadador profissional.

olhos_arthur4

Como foi a experiência de interpretá-lo?
Era um mundo novo para mim até então, o curta foi a minha primeira experiência com o cinema. E logo de cara ter a honra de trabalhar com uma equipe tão competente e generosa torna tudo mais prazeroso. A relação com o espaço de trabalho também contribuiu muito para que tudo funcionasse em harmonia, um cenário rodeado por árvores e o contato com a água a cada braçada dada me transportavam a um mundo inerte. O Arthur me presenteou com experiências maravilhosas que carregarei por toda a minha vida.

Conte um pouco sobre a preparação de uma cena bem marcante ou algumas cenas marcantes.
Um dos momentos bem vivos na minha lembrança, foi o momento em que o Arthur toma conhecimento de uma notícia que afetará definitivamente a sua vida. E os acontecimentos que sucedem o ponto de virada exigiram muito no aspecto físico, já que não tínhamos tanto tempo para recuperarmos o fôlego entre uma volta e outra.

O que o público pode esperar do filme Os Olhos de Arthur?
O público pode esperar um filme bem marcante e sensível que traz de forma um pouco poética alguns traços da rotina de um personagem cativante que se fez presente na vida do nosso diretor.

olhos_arthur5

De que maneira vocês esperam que o filme contribua para este olhar sobre o tema AUTISMO?
Eu acredito principalmente que o filme contribua de forma significativa para a quebra de alguns preconceitos e paradigmas que ainda existem sobre o autismo. Atentando para o que de fato consiste.

Em uma palavra defina o filme.
Superação

Fale um pouco sobre seus projetos futuros. Se puder, claro!
Além do Curta “Os Olhos de Arthur”, tive a honra de compor o elenco do Longa “O Shaolin do Sertão”, de Halder Gomes com estreia marcada nos cinemas para o dia 20 de outubro. Também vivi o personagem Manuel de Oliveira Paiva no longa “O Dragão do Mar”, com estreia prevista para 2017 e no no Curta “O Vampiro”, com estreia também prevista para 2017.

bio_stephanie_pendl_new_new

 

 

Um comentário sobre ““Os Olhos de Arthur”: Superação a cada braçada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *