Em mundo onde a vaidade predomina, Alexis Jones luta contra os estereótipos e deixa uma mensagem de motivação por onde passa. Ex-participante do reality show Survivor, apresentadora, palestrante e escritora, Alexis é uma das vozes mais influentes no universo feminino do século 21. Acompanhe a entrevista abaixo e descubra porque Alexis é tão inspiradora, e como suas palestras têm atraído os olhares de celebridades como Hillary Duff, Kristen Bell e Sophia Bush.
Luana: Você é uma palestrante, escritora e apresentadora, reconhecida internacionalmente. Imagino que conquistar tudo isso exigiu muito trabalho. Como você começou sua carreira?
Alexis: Exigiu uma quantidade astronômica de trabalho, mas tudo valeu a pena! Eu fiz a minha graduação e mestrado na USC e lancei IATG (I am that girl) na pós-graduação. Comecei minha carreira apenas dizendo às pessoas que eu era uma palestrante (antes mesmo de ser) e eu acho que há muito poder quando você manifesta o seu próprio sonho. Você só tem que começar em algum lugar e envolver as pessoas na realidade que você deseja.
L: Poderia contar aos nossos leitores sobre o que se trata a sua organização, I AM THAT GIRL?
AJ: Eu fundei IATG com a minha melhor amiga, Emily Greene. É uma organização sem fins lucrativos, exclusivamente comprometida com a criação de uma comunidade para meninas on e offline. Somos apaixonadas por inspirar meninas a ser a melhor versão de si mesma, sonhar alto, perseguir suas paixões, descobrir seu propósito e incentivamos a colaboração ao invés da competição.
L: Atualmente você está produzindo um documentário sobre a vida de Lizzie Velasquez. Conte-nos um pouco sobre o “The Lizzie Project”.
AJ: Eu organizei e apresentei o primeiro TEDxAustinWomen com a minha querida amiga Sara Bordo. Eu pedi a Lizzie para ser uma das nossas palestrantes, e seu discurso se tornou um viral na internet, com 9.5 milhões de visualizações (em inglês e espanhol). Ela esteve recentemente no The Today Show, Katy Couric e no The View. Ela tem uma síndrome rara que apenas duas outras pessoas no mundo têm, que não a permite ganhar peso. Ela tem 25 anos e nunca pesou mais que 29 quilos. Ela sofreu muito aos 17 anos quando descobriu no YouTube um vídeo dela (com apenas 8 segundos e mais de 4 milhões de visualizações) o vídeo a descrevia como “A mulher mais feia do mundo”. Apesar de sua aparência única, os comentários desumanos postados sobre ela online e dos olhares e sussurros que ela recebe diariamente; ela se recusa a permitir que esses desafios a definam. Em vez disso, usou sua adversidade como combustível para realizar os seus sonhos. Lizzie está em uma missão de inspirar amor próprio incondicional e um mundo mais gentil. Sua história é uma das coisas mais inspiradoras que Sara e eu já vimos e, é uma honra para nós produzir um documentário retratando a história de vida dela. Quem estiver interessado pode conferir aqui: www.thelizzieproject.com.
L: Seu livro “I AM THAT GIRL”, é aclamado pelas atrizes, Hilary Duff, Kristen Bell e Sophia Bush. Pessoalmente eu mal posso esperar para lê-lo. Você tem planos de publicá-lo no Brasil?
AJ: Sim, Hil, Kristen e Soph são amigas muito queridas, então foi realmente uma honra ter o apoio delas. No momento, o livro está disponível online no site Amazon (em inglês), eles entregam no Brasil também, eu acho. (Risos).
L: Você tem viajado pelo mundo todo e falado para muitas meninas. Você descreveria os problemas femininos como sendo os mesmos ou eles mudam de uma cultura para a outra?
AJ: Eu já trabalhei com meninas do Bronx a Beverly Hills, da Califórnia ao Camboja, das zonas rurais às metrópoles, nacionais e internacionais. Resumindo, eu já vi quase tudo e, embora os desafios enfrentados tenham nomes diferentes; o que une todas nós é a nossa luta com a nossa autoestima. Quer se trate de abuso, negligência, pobreza, expectativas de beleza impossíveis, transtornos alimentares ou de qualquer outra natureza, as meninas estão lutando em todos os lugares e é simplesmente uma honra poder ouvir as histórias delas e lembrá-las de que elas não estão sozinhas.
L: Você é definitivamente uma inspiração para muitas pessoas, mas o que ou quem te inspira para ser quem você é?
AJ: Minha fé, minha família, meu noivo e minhas queridas amigas. Eu tenho uma equipe maravilhosa ao meu lado e não poderia fazer nada sem eles. Eu sou quem sou por causa das pessoas incríveis e competentes que tenho ao meu redor.
L: Você planeja expandir suas palestras para a América do Sul, e incluir o Brasil?
AJ: Eu amo a América do Sul, especialmente o Brasil!!! Eu faço palestras no mundo todo, estou apenas aguardando o convite! (Risos).
“Alexis está definindo um tom para nós. Ela está nos lembrando de que nós podemos tirar a armadura que estamos usando e abraçar ao invés de lutar. Podemos ser “Aquela Garota”, aquela pessoa incrível que empresta uma orelha ou uma mão em momentos de necessidade. Aquela que é tão inspiradora que nos faz querer ser melhor.” – Sophia Bush
“I AM THAT GIRL, parece mais como uma conversa com a sua melhor amiga do que um livro de autoajuda brega, ele é hilário, inspirador com uma pitada de amor difícil.” – Hilary Duff
“Este livro vai inspirá-lo a encontrar a sua própria verdade e Alexis vai segurar sua mão a cada passo do caminho nessa jornada incrível.” – Kristen Bell