Por: Claudia Ciuffo
Hollywood é Aqui faz a sua estreia no Sundance Film Festival, o mais famoso festival de cinema independente dos EUA, que acontece anualmente no mês de janeiro em Park City, Utah, estado que fica a mais ou menos 1h:30 de avião de Los Angeles.
Criado pela lenda de Hollywood, o ator Robert Redford, o Sundance tem como objetivo promover os filmes, atores e profissionais da indústria Indie de cinema e, mais recentemente TV. Nos últimos anos, muitos filmes que estrearam aqui, como “Brooklyn”, foram indicados ao Oscar.
Eu sonhava em vir ao Sundance muito antes de morar nos EUA ou mesmo ir a San Diego Comic Con. Oito anos aqui e 7 Comic Cons depois, finalmente tive a oportunidade de realizar meu sonho. Sou fã de carteirinha do cinema independente desde a adolescência, e acompanhava de longe o apoio que não só o festival, como a fundação Sundance, também fundada por Robert, dão a cineastas do mundo inteiro. Através dos workshops e eventos promovidos pela fundação os cineastas são capazes de aprender sobre como conseguir financiamento para seus filmes, tendo a chance de promovê-los no festival, onde em muitos casos, eles encontram distribuição.
Hoje, além de tudo, o Sundance apesar de acontecer praticamente um ano antes do Oscar, também chama atenção dos críticos de cinema e do público, funcionando como uma vitrine da temporada de premiações.
Nossa Shai Woolley durante anos frequentou o Sundance, inclusive foi homenageada por Miles, na época da exibição de “The Spectacular Now”.
Kristen Stewart, uma das grandes estrelas do cinema Indie, também é “rata” do Sundance. Ela falou do seu curta-metragem que estreou em Sundance em 2017:
Mas muitos atores e atrizes, mesmo super famosos fazem questão de vir ao festival promover seus filmes. Além disso, Park City é uma cidade linda, conhecida também por suas estações de esqui. E a neve e o frio dão um ar ainda mais poético ao festival.
Mas este ano, o Sundance tem uma responsabilidade ainda maior pois é o primeiro grande evento que reúne a comunidade de Hollywood depois dos escândalos de assédio sexual e do início do movimento Time’s Up. E foi assunto na coletiva de imprensa, que abriu oficialmente o festival e contou com a presença de Robert Redford, John Cooper, responsável pela programação e Keri Putnam, diretora executiva que falou sobre o assunto:
“Não basta apoiar o movimento Time’s Up, tem que tomar atitudes”. O festival colocou à disposição dos voluntários, jornalistas, artistas e público uma hotline para denunciar qualquer tipo de assédio ou abuso sexual. Uma iniciativa em conjunto com a polícia e advogados especializados nesses casos em Utah. Esta foi uma das alterações no código de conduta do festival”.
Adorei a iniciativa, sem contar que ver Robert Redford ao vivo e a cores foi um emoção. Ele faz parte da realeza de Hollywood e seu amor pelo cinema independente é inspirador. Aliás, o ator também declarou seu amor aos jornalistas que levam a sério seu trabalho e sempre colaboraram com seu festival.
O primeiro dia do Sundance já superou as expectativas do meu próprio sonho. Coração acelerado e feliz pra trabalhar muito nos próximos dias e viver intensamente as emoções como os personagens principais dos meus filmes favoritos!
Acompanhem a nossa cobertura com entrevistas exclusivas e os bastidores dos principais eventos que vão rolar por aqui! Fiquem ligados!