O LA Film Festival é o maior festival de cinema independente que acontece anualmente, durante 10 dias, no centro da cidade de Los Angeles. Começou tímido há 19 anos e hoje recebe estrelas como Woody Allen e Pedro Almodóvar que lançam seus sucessos no evento.
A programação do festival inclui, além da exibição de mais de 200 filmes de 40 países, palestras e “Q&A” (mesa redonda com perguntas e respostas). Esses eventos dão a oportunidade a jovens roteiristas, diretores e profissionais que buscam uma chance na indústria cinematográfica de ficarem frente a frente com seus ídolos. Famosos cineastas participam do evento e compartilham suas experiências, além de falarem de carreiras.
No último domingo, eu, acompanhada da minha querida amiga Tati Romão, realizei um grande sonho ao sentar na plateia durante a homenagem que o festival fez ao cineasta David O. Russell, roteirista e diretor do filme “Silver Linings Playbook” (“O Lado Bom da Vida”) que rendeu o Oscar de melhor atriz a Jennifer Lawrence em 2013. Durante 1 hora tivemos o prazer de ouvir David falar sobre sua carreira, que inclui obras de arte como os filmes: “The Figther” (“O Vencedor”), “Three Kings” (“Três Reis”) com os atores Geoge Clooney, Marc Walberg), que assistimos depois do bate-papo. Aliás, David dá seu usual show de roteiro e direção!
Mas David também é famoso por conseguir tirar a melhor performance dos atores, como diz Bradley Cooper e Jennifer Lawrence que confessaram ter aceito fazer “O Lado Bom da Vida” sem mesmo ler o script: “trabalhar com o David é um sonho que virou realidade”, disse Bradley no “Q&A” em Toronto. Já Lawrence agradece o diretor ao receber um Golden Globes como melhor atriz em “Silver Linings” dizendo: “Você é o melhor, não e à toa que tantos atores agradecem a você ao serem premiados neste palco”.
J Law tem razão, Melissa Leo foi premiada com o Oscar de melhor atriz coadjuvante e Christian Bale como melhor ator coadjuvante, ambos sob o comando de David no aclamado filme “The Fighter” em 2011.
David não é só uma estrela como cineasta, mas uma pessoa divertida e falante. Na conversa ontem ele quebrou a promessa que fez a si mesmo e deu longas respostas, interrompidas apenas por suas gargalhadas. Falou que adorou trabalhar com Bradley, Jennifer e De Niro duas vezes consecutivas, depois do sucesso de “O Lado Bom da Vida”, eles terminaram de rodar “American Hustle” que tem estreia prevista para dezembro 2013. Já estamos super ansiosos na expectativa de ver o resultado deste reencontro. David afirmou que os atores estão interpretando personagens que nunca os vimos fazer antes. E para o próximo trabalho ele promete um filme protagonizado por uma atriz: “adoro as mulheres, o universo delas é fascinante”. Há quem diga que a estrela sera Jennifer Lawrence. Estamos na contagem regressiva para esta confirmação. Enquanto isso, eu agradeço a oportunidade de viver em Los Angeles e poder passar a noite de domingo com um dos meus ídolos, neste festival incrível.
Aliás, muitos estudantes trabalham como voluntários e o LA Film Festival é super democrático, tem vários eventos gratuitos, as sessões pagas têm um preço simpático de U$13.00 ( cerca de R$26.00), a ideia e dar acesso ao maior número de pessoas interessadas na arte de fazer cinema.
Programão imperdível para quem esta a passeio ou mora na cidade. Não é à toa que esta é a capital do entretenimento. Aproveitem!